Tecnologias Wireless

Existem várias tecnologias envolvidas nas redes wireless e cada uma tem suas particularidades, suas limitações e suas vantagens.

Abaixo são apresentadas algumas das tecnologias mais empregadas.

Os sistemas narrowband operam numa freqüência de rádio específica, mantendo o sinal de rádio o mais estreito possível o suficiente apenas para passar as informações.

O crosstalk indesejável entre os vários canais de comunicação pode ser evitado coordenando cuidadosamente os diferentes usuários nos diferentes canais de freqüência.

Narrowband é o mesmo que banda estreita.

Spread Spectrum é uma técnica de rádio freqüência desenvolvida pelo exército e utilizado nos sistemas de comunicação de missão crítica, garantindo segurança e rentabilidade.

A técnica Spread Spectrum é o mais utilizado atualmente por que utiliza a técnica de espalhamento espectral com sinais de rádio freqüência de banda larga, foi desenvolvida para dar segurança, integridade e confiabilidade deixando um pouco de lado a eficiência no uso da largura de banda.

Em outras palavras, maior largura de banda é consumida que no caso de transmissão narrowaband, mas deixar de lado este aspecto produz um sinal que é muito mais ruidoso e por isso mais fácil de detectar, proporcionando aos receptores reconhecer os parâmetros do sinal spread-spectrum via broadcast.

Se um receptor não é sintonizado na freqüência correta, um sinal spread-spectrum detecta e analisa o ruído de fundo.

A técnica Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) (também chamada de chip ou chipping code) gera um bit-code redundante para cada um bit transmitido.

Quanto maior o chip maior será a probabilidade de recuperação da informação original.

Mas tudo tem seu preço, e uma maior banda é requerida, e mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio são capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de serem retransmitidos os mesmos dados.

A maioria dos fabricantes de produtos para Wireless LAN tem adotado a tecnologia DSSS depois de considerar a relação do custo/benefício e o benefício que se obtém com ela, um exemplo disso é o caso dos produtos Wireless da D-Link.

A técnica Frequency-hopping spread-spectrum (FHSS) utiliza um sinal portador que troca de freqüência no padrão que é conhecido pelo transmissor e receptor, e devidamente sincronizada, a rede realiza esta troca para manter um único canal analógico de operação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.