As Ondas Curtas


As ondas curtas são altas frequências  cuja indicação em textos técnicos vem a indicação de HF, (que é a abreviação de High Frequency), é a faixa de altas frequências que permite difundir as emissões para longas distâncias, por isso são as ondas de rádio preferidas para as radiodifusões internacionais.

Quanto mais alta for a freqüência, menor é o tamanho de onda, sendo que em ondas curtas o tamanho de onda varia entre os 10 e os 100 metros, a qualidade do áudio transmitido também não é limpo, e devido a oscilação da propagação das ondas de rádio, existem oscilações na sintonia.

Por serem ondas curtas, elas têm a particularidade de se refletirem na ionosfera, por isso as ondas curtas podem percorrer longas distâncias.

A ionosfera fica na parta mais alta da atmosfera, se encontra carregada eletricamente, e contém radiações ultravioletas emitidas pelo sol, as emissões de rádio (ondas eletromagnéticas) em ondas curtas são jogadas para o espaço e são refletidas por saltos na ionosfera e depois na terra, é chamada de propagação a propriedade de reflexão das ondas de rádio na ionosfera.

Resumindo, as ondas de rádio de ondas curtas se refletem na ionosfera (camadas altas da atmosfera) e atingem longas distâncias.