Sobre Bloqueadores de Sinais GPS

Bloqueadores de sinal GPS tem sido amplamente usados atualmente, mas, há uma forma totalmente errada de descrever, ou de dar o nome ao produto chamado de bloqueador de sinal GPS.

Na prática não existe nenhum bloqueador de GPS, o que existe é um equipamento que gera um ruído na frequência onde há a recepção dos sinais de rádio que contém as informações de localização, então o correto é “embaralhador de sinal GPS”.

O embaralhador de sinal GPS impede que as frequências sejam recebidas e com isso evita que os complexos cálculos para determinar a posição sejam executados pelo receptor de sinais GPS.

Quando é usado um equipamento automotivo para localizar o veículo, o sistema é composto de duas partes diferentes: Uma das partes é a localização e a outra parte é a parte que envia os dados obtidos via internet.

Nesse caso, o rastreador recebe os sinais de localização e envia através da internet para um servidor ou direto para um sistema de recepção.

No caso de utilizar um rastreador automotivo, basta impedir que os dados GPS sejam recebidos pelo receptor GPS, sem informações para serem enviadas, quem monitora a localização do veículo vai ver na tela a última posição onde os dados foram enviados, assim, se o veículo se deslocar, quem monitora não saberá a real posição do veículo.

Por outro lado, se for impedido que o acesso à internet seja feito, mesmo que os dados GPS sejam recebidos e tratados, não serão enviados ao servidor central ou para o receptor que monitora, dessa forma, a localização do veículo não pode ser feita.

Como é fácil perceber, o rastreador automotivo é mais fácil de ser impedido que ele execute sua função, o mesmo não acontece em relação aos smartphones que tem GPS, porque no celular existem três tipos de hardware que fazem a localização, sendo o GPS de alta precisão, as redes Wifi também de alta precisão e a triangulação de antenas com precisão média ou baixa.

No aparelho celular, em configurações existe a possibilidade de configurar os três modos de localização.

No celular, para impedir que ele envie a localização, todas as funções podem funcionar normalmente, mas se ele estiver sem acesso à internet ele não poderá enviar nenhum tipo de informação, assim, a estação remota não tem como saber onde está o celular.

Mas, mesmo com o GPS desligado nas configurações, a localização pode ser enviada, essa localização é obtida através da rede wifi ou através da triangulação de antenas, nesse caso, o embaralhador de sinal GPS não tem nenhuma função, só vai sujar uma faixa no espectro de frequências.

Mas, porque alguém não gostaria de ser localizado? Eu deixo meu GPS do celular ativo, na verdade, até já deixei meu carro estacionado e não conseguia mais encontrá-lo, o GPS mostrou-me o local exato onde deixei o carro.

Mas existem situações em que alguém pode colocar um rastreador no carro ou na moto de de alguém (ou até na bolsa de alguma mulher) e comprometer a segurança desse alguém, é aí que entra em ação o embaralhador de sinal de celular.

Nesse caso, o embaralhador de sinal de GPS, mesmo que seja usado para impedir a recepção dos sinais no celular, vai impedir que curiosos saibam o local exato onde está o celular, dependendo da configuração do celular, mostrará o local aproximado, portanto, trazendo segurança e privacidade.

Mas a configuração do celular tem que estar desabilitada a localização com alta precisão, basta que a configuração de localização seja para precisão média ou baixa.

Depois de algum tempo de pesquisa, investimento e testes, criei o meu embaralhador de sinal GPS, o objetivo é utilizá-lo para proteção pessoal e demonstração em trabalhos escolares, por isso estou disponibilizando algumas unidades para venda para recuperar uma parte dos valores e tempo dispensado na criação do equipamento.

Caso seja de seu interesse, clique nesse link e acesse outras informações a respeito de bloqueadores de sinal GPS.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).