Faça Sua Antena Omni

Um bom tipo de antena bem fácil de fazer é a antena omni, a antena omni tem como principal característica irradiar os sinais de RF em todas as direções, por isso é uma antena muito utilizada para curta e média distância.

A proposta deste texto é dar condições para que possa ser montada uma antena omni de acordo com as necessidades do montador, sendo assim, em razão da disponibilidade do material e da necessidade do ganho em dB, pode ser feita uma antena de três dB a dez dB, obviamente que maior for o ganho desejado, também será usado mais material.

De qualquer modo, para ganho de três dB, devem ser usados quatro elementos, nesse caso a antena irá ficar com pouco mais de 30 centímetros.

Quem desejar ganho de seis dB, deverá usar seis elementos, para 9 dB devem ser usados 16 elementos, para 10 dB devem ser usados 20 elementos, observe que com vinte elementos a antena terá seu tamanho um pouco maior do que um metro e trinta centímetros.

Quem optar pela construção da antena para maior ganho, se usar um Acess Point de 400 mW, poderá irradiar o sinal para aproximadamente 7 quilômetros com visada, isso é uma previsão até bem pessimista para antenas com visada.

Mas também poderá nem chegar a um quilômetro, se a altura em que a antena for instalada for baixa, e se houverem obstáculos no caminho, pois o sinal poderá nem chegar, mas isso não é característica da antena, mas sim da faixa de freqüência (UHF) que é praticamente a linha do visual.

Dependendo do ganho que você deseja para sua antena, você vai precisar de tantos elementos iguais ao da figura abaixo, os elementos são feitos com o próprio cabo coaxial que é cortado em pedaços com medidas certas e descascado uma parte da capa do cabo coaxial para possibilitar a soldagem.

Lembrando que em se tratando de freqüências altas, mexer com equipamentos e antenas, requer muito cuidado e todo e qualquer detalhe é importante, principalmente em se tratando de medidas.

Cada elemento deve ter 6.7 centímetros (67 milímetros), deve ser tirada a capa de um centímetro de cada lado do elemento, de forma que fique em cada uma extremidades um centímetro livre, deve ser tirado um pedaço da capa que protege o fio malha, ele é muito importante, pois agira como elemento inversor de fase do sinal captado e emitido.

A montagem deve ser feita com cuidado, as soldas devem ser feitas rápidas para não ficar uma bicheira (solda fria) no local da solda. O detalhe das medidas é mostrado na figura abaixo:

Note que é soldado fio central no fio malha, e no estágio seguinte, o fio malha é soldado no fio central, assim deve ser quantos elementos forem necessários na antena, mas devem ser respeitadas as medidas conforme a figura acima: O elemento da antena fica na realidade com 57 milímetros(5.7 cm), separados um do outro por 5 milímetros (0.5 cm), note que nos elementos da antena já foi descontado o fator de velocidade do cabo coaxial RGC 213, que é de 0.85, por isso, siga as medidas indicadas para esse tipo de antena.

Note também que o final da parte de cima da antena tem um elemento que é ligeiramente diferente o tamanho:

Essa antena foi calculada para operar na freqüência central na faixa utilizada por redes Wlan, note que a faixa utilizada começa em 2.4000 e termina em 2.4835, para obter a freqüência central basta que seja realizado o seguinte cálculo:(2.4000 + 2.4835) / 2 4.8835 / 2, e teremos como resultado 2.441 GHz, e é nosso objetivo montar a antena para essa freqüência.

Essa antena é projetada para trabalhar em meia onda, e o fator de velocidade do cabo coaxial RGC 213 já foi incluído nos cálculos, em todo caso, relembro que o fator de velocidade para o cabo coaxial RGC 213 é 0.85.

Conforme deve ser de seu conhecimento, a velocidade de propagação de RF no vácuo é de 300000 km/s, mas a propagação através de outro meio que não seja o vácuo sofre redução de velocidade.

Para cada material tipo de material utilizado, o fator de velocidade terá um valor diferente, como nosso material é o cabo coaxial RGC 213, o cálculo para obter a velocidade da propagação de RF através do cabo é o seguinte: 300000 x 0.85, e como resultado,nesse caso, temos 255000 Km/s.

E a antena pronta deve ficar com aspecto parecido com o da figura abaixo:

E para quem gosta de conectores que compre dois, um macho e um fêmea, eu soldo a antena no cabo coaxial, faço da mesma forma que faço com os elementos da antena, tiro um centímetro de capa com a malha e tiro um pedaço do plástico da capa do cabo coaxial para permitir a soldagem.

Como dados técnicos adicionais: o comprimento total de cada seção de cabo coaxial é ½ onda mais 15 milímetros, onde o resultado é 67 milímetros, note que arredondei o valor, que na realidade era 67.2 milímetros.

Para ficar bem claro, esclareço que o condutor central do elemento feito com cabo coaxial deve ser de 10 milímetros expostos de cada lado de cada seção.

A malha que reveste o elemento feito de cabo coaxial é importante, as soldagens devem ser feitas rapidamente para não deformar a malha e para evitar que a malha venha a sair do lugar.

O último elemento que vai à ponta, aquele do final da antena, fique atento, porque ele tem medidas diferentes.

O último elemento é acrescentado para fazer o acoplamento inicial da antena, se você montar uma antena com seis elementos, esse elemento final será o sétimo elemento.

Depois de tantos detalhes, acho que chega, então finalmente, para montar a antena é só ir soldando com cuidado os elementos, de maneira que o dielétrico de um elemento fique exatamente a 5 milímetros de distância do dielétrico do outro elemento.

Depois da antena montada é só colocar tudo em um pedaço de tubo de PVC do tamanho da antena recém montada, desde que seja hermeticamente fechado, eu uso um tampão e um cano de PVC de 25, duas abraçadeiras e um parafuso para prender o cabo coaxial, isso é o que possibilita que a antena seja instalada em ambientes externos.
É isso, boa sorte.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.