Uma questão que gera polêmica é se pode ou não pode ser monitorado o local de trabalho, pode parecer estranho, mas “não pode ser monitorado o ambiente de trabalho se não tiver sido comunicado” aos funcionários.
Na realidade, sob o ponto de vista legal o patrão tem sim todo o direito de monitorar seus funcionários nas áreas que pertencem a empresa, mas conforme já citei, eles devem ser avisados que existe monitoramento.
Pela legislação vigente se os funcionários forem avisados do monitoramento a empresa está cumprindo o que a lei determina, portanto não há como falar em invasão de privacidade na esfera legal, já na esfera moral cada um pode achar o que bem entender que para a lei não interessa a opinião particular.
Eu mesmo monitorei meu ambiente de trabalho, talvez esperasse não descobrir nada, mas a realidade é outra bem diferente, e a surpresa veio de onde eu nunca poderia imaginar, claro que foi um choque, mas a realidade é que quando eu não estava presente meus e-mails eram acessados e anotados vários dados, meu MSN era invadido quase que diariamente, sem contar que vários outros documentos eram bisbilhotados, e tudo foi registrado em vídeo.
Quando se fala em monitoramento, não é restrito apenas ao que é feito no computador, monitorar é monitorar tudo, obviamente que ao haver o flagrante ou o comunicado do flagrante existem mil e uma desculpas e invenções para sair da incriminação, conchavos com parentes para servirem de falsas testemunhas e por aí vai, no meu caso é fácil perceber, basta analisar os vídeos existentes e fica claro o crime de invasão de privacidade, e como foi na área profissional, estou aguardando o desfecho dos acontecimentos.
Mas de fonte segura e de alguém que tem conhecimento jurídico nesta área, já sei que não existem impecílios em monitorar ambientes de trabalho, claro que não deve-se chegar ao cúmulo de monitorar um banheiro, mas de certa forma deveria, afinal, existem funcionários que vão ao banheiro para fumar, consumir droga ou apenas “fazer hora”.
Exageros à parte, o monitoramento de ambientes previne atos desagradáveis e ilegais, se assim não fosse, não existiria monitoramento nas cidades, e a cada novo dia, mais sistemas de monitoramento vão sendo instalados, até nos locais em que ninguém imagina.