Monitorar Local Trabalho

Uma questão que gera polêmica é se pode ou não pode ser monitorado o local de trabalho, pode parecer estranho, mas “não pode ser monitorado o ambiente de trabalho se não tiver sido comunicado” aos funcionários.

Na realidade, sob o ponto de vista legal o patrão tem sim todo o direito de monitorar seus funcionários nas áreas que pertencem a empresa, mas conforme já citei, eles devem ser avisados que existe monitoramento.

Pela legislação vigente se os funcionários forem avisados do monitoramento a empresa está cumprindo o que a lei determina, portanto não há como falar em invasão de privacidade na esfera legal, já na esfera moral cada um pode achar o que bem entender que para a lei não interessa a opinião particular.

Eu mesmo monitorei meu ambiente de trabalho, talvez esperasse não descobrir nada, mas a realidade é outra bem diferente, e a surpresa veio de onde eu nunca poderia imaginar, claro que foi um choque, mas a realidade é que quando eu não estava presente meus e-mails eram acessados e anotados vários dados, meu MSN era invadido quase que diariamente, sem contar que vários outros documentos eram bisbilhotados, e tudo foi registrado em vídeo.

Quando se fala em monitoramento, não é restrito apenas ao que é feito no computador, monitorar é monitorar tudo, obviamente que ao haver o flagrante ou o comunicado do flagrante existem mil e uma desculpas e invenções para sair da incriminação, conchavos com parentes para servirem de falsas testemunhas e por aí vai, no meu caso é fácil perceber, basta analisar os vídeos existentes e fica claro o crime de invasão de privacidade, e como foi na área profissional, estou aguardando o desfecho dos acontecimentos.

Mas de fonte segura e de alguém que tem conhecimento jurídico nesta área, já sei que não existem impecílios em monitorar ambientes de trabalho, claro que não deve-se chegar ao cúmulo de monitorar um banheiro, mas de certa forma deveria, afinal, existem funcionários que vão ao banheiro para fumar, consumir droga ou apenas “fazer hora”.

Exageros à parte, o monitoramento de ambientes previne atos desagradáveis e ilegais, se assim não fosse, não existiria monitoramento nas cidades, e a cada novo dia, mais sistemas de monitoramento vão sendo instalados, até nos locais em que ninguém imagina.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.