Certamente que você que tem computador, já é comum escutar as palavras Internet e Microsoft, e o motivo é que a Microsoft tem o domínio da maior parte do mercado de software, e não é só sistema operacional, navegador web também, certamente que Windows e Internet Explorer são citados várias vezes durante o dia, e se não bastasse o domínio de software, a Microsoft também está presente no mercado de hardware com seus produtos.
Microsoft Disk Operation System é um sistema operacional da Microsoft, chamamos simplesmente de MS-DOS, e em poucas palavras podemos resumir que o MS-DOS é um conjunto de programas que controla todas as ações, ou seja, dá vida a um computador, e é preciso ter em mente que todo computador para funcionar precisa de um sistema operacional.
Para você ter seu computador funcionando e executando aqueles jogos e programas que você e seus filhos ou amigos gostam, é necessário que, por traz de tudo que é visto na tela exista um conjunto de programas “administrando” tudo o que o computador faz, um computador sem sistema operacional pode ser comparado a um carro sem motor.
O MS-DOS é só um dos sistemas operacionais existentes no mercado, obviamente que existem outros como o PC-DOS, IBM OS/2, Linux, o Unix, o APLEDOS, o CP/M, etc.
O MS-Windows, ou simplesmente Windows não gerencia o funcionamento do computador, a verdade é que o Windows é um programa que roda por dentro de um sistema operacional.
De forma simples, a explicação é que o Windows dá ao usuário a oportunidade de executar a maioria das tarefas sem ter que se preocupar com memorização e a digitação constante de comandos, além de ter uma aparência mais amigável.
O Windows é um ambiente operacional, gráfico e multitarefa, ou seja, é um ambiente de trabalho onde podem ser executadas várias tarefas simultaneamente, com a grande vantagem da maioria das ações serem comandadas através de cliques sobre figuras ou links.