Alimentação do PC

Como sabemos, os computadores precisam de energia elétrica para funcionar, e como a energia que eles precisam deve estar em forma de uma baixa tensão contínua, para ser mais preciso, as tensões encontradas nas fontes de computadores são 5 volts positivos, 12 volts positivos, 5 volts negativos e 12 volts negativos, e a nossa rede elétrica fornece 110 volts ou 220 volts alternados, é preciso um circuito especial que faça a transformação.

Os computadores usam a fonte de alimentação para esta finalidade.

Nos aparelhos como televisores, rádios e outros que funcionam a partir da rede de energia elétrica as fontes consistem num bloco único, isto é, a fonte de alimentação está montada na mesma placa em que está o restante do aparelho.

Mas nos computadores a fonte consiste em uma caixa metálica fechada e separada, que possuí uma entrada para a rede de energia elétrica e saídas para as placas que deve alimentar ou ainda para o monitor de vídeo.

O fato de a fonte ser separada do restante do computador é muito interessante em diversos aspectos, um deles, é que se aumentarmos muito o número de dispositivos que vamos usar no computador e a fonte não agüentar por ter pouca potência, a fonte pode ser trocada por outra de maior capacidade.

Da mesma forma, se uma fonte de alimentação apresentar problemas, a sua substituição é muito simples, não exigindo que outros pontos delicados do computador tenham que ser mexidos.

A ligação das fontes às placas alimentadas é feita por conectores especiais que depende do tipo de placa ou dispositivo que vai ser alimentado.

Como a tensão da fonte é contínua, a sua polaridade deve ser rigorosamente observada, por isso existe uma posição correta para encaixar esses conectores, se bem que sejam feitos de maneira que uma inversão é quase impossível, mas qualquer técnico deve estar atento.

Uma característica dessas fontes é que isolam o circuito do computador da rede de energia elétrica.

Isso significa que não temos simplesmente baixas tensões em sua saída, mas também segurança pelo isolamento, pois podemos tocar em qualquer ponto a partir do conector sem haver perigo de choque, mesmo com o aparelho ligado.

Se observarmos o esquema do circuito de uma fonte comum e compararmos com o esquema de um circuito de fonte chaveada, notamos que a fonte chaveada não tem as mesmas configurações das fontes comuns, em que o isolamento da rede de energia elétrica é feito por meio de um transformador com núcleo de ferro laminado.

As fontes chaveadas são muito compactas e operam com freqüências elevadas, o que permite o uso de pequenos transformadores com núcleo de ferrite muitos menores e muito eficientes.

Um ponto importante para quem não tem experiência é que não precisará mexer no interior de fontes.

Se bem que quem tem alguma experiência possa abrir uma fonte e repará-la, mas no momento para nós será interessante saber se o defeito é ou não de uma fonte.

Se o defeito for na fonte, às vezes pode ser mais econômico fazer uma troca da fonte inteira, e isso é coisa bem simples.

Além do conjunto de placas que ficam no interior da Unidade de Sistema, o computador possuí diversos elementos periféricos de entrada e saída que funcionam em conjunto.

Um computador (mais antigo) que não seja o PENTIUM é formado por uma placa mãe, uma placa IDEÉ, uma placa de vídeo, a fonte, o teclado, um ou dois drivers, um ou dois discos rígidos, monitor e possivelmente mouse e outros dispositivos podem estar instalados.

Já um computador PENTIUM ou mais moderno com certeza terá uma placa mãe, mas a sua placa IDEÉ já estará instalada internamente na própria placa mãe, num dos circuitos integrados VLSI, e dependendo do modelo de placa mãe utilizada, ela já pode vir também com a placa de vídeo instalada internamente nos circuitos da própria placa mãe, além da placa de rede, placa de som, etc,.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.