Sobre Memória Virtual

Na falta de memória RAM boa parte dos programas para Windows passam a utilizar automaticamente a memória virtual, que consiste em gravar os arquivos em alguma parte do disco rígido para simular memória RAM.

A utilização da memória virtual atualmente é feita de forma automática, mas nos tempos remotos a quantidade de memória virtual era especificada “nos dedos”, e era mais conhecida como memória física, justamente pelo fato de ser usado o disco rígido como recurso de armazenamento dos dados, a configuração consistia em especificar uma quantidade de memória RAM que ficava reservada para memória virtual, claro que a prática de configurar a quantidade de memória virtual manualmente não é comum nos dias atuais, mas foi muito utilizada quando a memória RAM custava os olhos da cara e o windows não fazia bom gerenciamento de memória.

Também existiram os programas para MS-DOS que exigiam quantidades altas (para a época) de memória RAM, para esses programas eram reservados (alocados) espaços na parte alta da memória RAM, a verdade é que os espaços reservados eram justamente para manipular partes ou arquivos inteiros em disco, mas só era necessário configurar uma reserva de espaço em disco quando os programas para MS-DOS não encontravam memória suficiente e simplesmente não funcionavam e apresentavam uma mensagem de erro avisando que existia pouca memória disponível para executar o programa, para os mais exigentos, se configurava memória em disco para melhor desempenho do computador.

No caso do windows é diferente, ele continua sendo executado a todo custo mesmo com pouca memória RAM, e quando existe necessidade ele grava e lê os arquivos que vão ser utilizados nas tarefas atuais em partes, é nessa ocasião que é usada a memória virtual, é óbvio que todos os processos ficam mais lentos, mas não deixam de funcionar.

A memória virtual faz de conta que é memória RAM, claro que não se configura mais nada manualmente, apenas deixa-se reservado uma determinada quantidade de espaço em disco e o windows se encarrega do resto, mas na configuração manual, linhas eram escritas no arquivo config.sys e autoexec.bat, a técnica utilizada é simples e os resultados ótimos, e tomando como referência que um computador tenha 32 MB de RAM, se fosse especificado que a memória virtual teria 96 MB, o desempenho do computador era igual se ele tivesse 128 MB de memória RAM.

Mas é preciso ficar claro que o acesso à memória virtual é muito mais demorado, já que ler ou gravar arquivos no disco rígido é de longe muito mais lento que ler ou gravar dados na memória RAM, a única solução aceitável para resolver o problema da lentidão na leitura e gravação de dados temporários é a expansão da memória RAM.

A verdade é que o problema da lentidão de apenas um periférico é sério, pois afeta o desempenho do computador inteiro, pois também serão lentos os acessos a disco, ao vídeo e à memória, mesmo que o computador esteja equipado com um disco rígido de alto desempenho, uma placa de vídeo bem rápida e uma grande quantidade de memória RAM.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.