O Microprocessador

A primeira característica que é considerada num computador é sua unidade central de processamento, que fornece uma série de indicações sobre o equipamento.

A CPU (Central Processing Unit), também pode ser chamada de processador ou microprocessador, os três termos são equivalentes, dependendo do caso também existe quem chama de UCP.

Tudo o que acontece num computador provém da CPU que gerência todos os recursos disponíveis no sistema.

Seu funcionamento é coordenado pelos programas que indicam o que deve ser feito e quando, basicamente, a CPU executa cálculos muito simples como somas e comparações entre números, mas com uma característica muito especial que é a uma velocidade extremamente elevada.

A função das CPUs é sempre a mesma, o que as tornam diferentes é sua estrutura interna e o fato de cada uma ter seu próprio conjunto de instruções.

Ou seja, um programa escrito para uma CPU dificilmente poderá ser executado diretamente em outra, esse é um dos principais motivos da incompatibilidade entre os computadores.

A CPU trabalha diretamente com a memória principal, o conteúdo da memória principal é uma combinação de informações e instruções.

As instruções que o processador central pode executar diretamente estão na linguagem de máquina da CPU.

O processamento é feito pela Unidade Central de Processamento utilizando o ciclo busca-execução regulado pelo clock (relógio), a sequência desse ciclo é:

• Buscar uma cópia da instrução na memória principal.
• Executar aquela instrução.
• Buscar a instrução seguinte.
• Executar a instrução seguinte.
• E assim por diante milhões de vezes por segundo.

As instruções em linguagem de máquina são muito primitivas, basicamente são as seguintes instruções:

• Ler ou copiar o conteúdo de um endereço de memória no registrador do processador central.
• Comparar duas informações.
• Adicionar, subtrair dois números.
• Escrever palavra na memória ou dispositivo de saída.

Estas etapas compõem o que se denomina ciclo de instrução, este ciclo se repete indefinidamente até que o sistema seja desligado, ou ocorra algum tipo de erro, ou seja encontrada uma instrução de parada.

As atividades realizadas pela CPU podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais:

• A função processamento se encarrega de realizar as atividades relacionadas com a efetiva execução de uma operação, ou seja, processar.

O dispositivo principal desta área de atividades de uma CPU Unidade de Aritmética e Lógica, normalmente chamada de UAL.
Os demais componentes relacionados com a função processamento são os registradores, que servem para armazenar os dados a serem usados pela UAL, a interligação entre estes componentes é efetuada pelo barramento interno da CPU.

• A função controle é exercida pelos componentes da CPU que se encarregam das atividades de busca, interpretação e controle da execução das instruções, bem como do controle da ação dos demais componentes do sistema de computação.

A área de controle é projetada para entender o que fazer, como fazer e comandar quem vai fazer no momento adequado, os dispositivos básicos que devem fazer parte daquela área funcional são a unidade de controle, o decodificador, o registrador de instrução, o contador de instrução, o relógio ou “clock” e os registradores de endereço de memória e de dados da memória.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.