O Que São Periféricos


Periféricos são todos os dispositivos de entrada e saída que fornecem qualquer meio para que o usuário tenha acesso ao computador.

Atualmente existe uma vasta variedade de periféricos tanto para a entrada quanto para a saída de dados, dentre eles estão os dispositivos mais básicos como o teclado que dá entrada nas informações da maioria dos microcomputadores, como o monitor e impressoras que dão saídas dessas informações.

Com o passar do tempo surgiu a necessidade de criar novos periféricos para atender as necessidades dos usuários, como as placas de modem e rede que dia após dia estão sendo mais usadas tanto para a entrada de informações como para a saída, também existem os periféricos que armazenam as informações, como os pré-históricos disquetes e Zip drivers, os discos rígidos e as mídias de DVDs, não podemos esquecer dos pendrive e dos HDs externos.

Com disponibilidade de tecnologia surgiram periféricos como scanner, câmera de vídeo e fotográficas digitais que capturam caracteres e imagens e dão a possibilidade para que a entrada e saída das informações possam ser enviadas de qualquer parte do mundo, ampliando e facilitando em muito a comunicação entre homem máquina.