Afinal, é Byte ou Bit?

Os computadores entendem apenas os impulsos elétricos, podendo ser positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0.
A cada impulso elétrico, por convenção, foi adotado o nome de Bit (BInary digiT).

Um conjunto de 8 bits juntos em uma única unidade formam um Byte.

Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente, por isso os bytes possuem 8 bits.

Como um bit representa 2 valores (pode ser 1 ou pode ser 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.

Os bytes representam todas as letras maiúsculas e minúsculas, os sinais de pontuação, os acentos, os sinais especiais e até os sinais que não podem ser vistos, mas que servem para comandar o computador e que são enviados pelo teclado
ou pelo mouse.

Os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos, é a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange).

Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal, a partir daí, foram criados vários termos para o entendimento melhor sobre a capacidade de armazenamento de dados dos computadores:

1 Byte = 8 bits
1 Kilobyte ou Kbyte ou KB = 1024 bytes
1 Megabyte ou Mbyte ou MB = 1024 Kilobytes
1 Gigabyte ou Gbyte ou GB = 1024 Megabytes
1 Terabyte ou Tbyte ou TB = 1024 Gigabytes

Também é através dos bytes que se determina o comprimento da palavra de um computador, isto é, a quantidade de bits que ele utiliza na composição das instruções internas, veja abaixos alguns exemplos:

8 bits – palavra de 1 byte
16 bits – palavra de 2 bytes
32 bits – palavra de 4 bytes

Na transmissão de dados entre computadores, geralmente usa-se medições relacionadas a bits e não a bytes, por isso existem os seguintes termos:

1 Kilobit ou Kb = 1024 bits
1 Megabit ou Mb = 1024 Kilobits
1 Gigabit ou Gb = 1024 Megabits
Note que quando a medição é feita em bytes, o B da sigla é
maiúsculo, como em GB, e quando a medição é feita em bits, o B da sigla fica em minúsculo, como em Gb.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.