Travando o Teclado

Quem é dá época do XT até os AT 486 certamente que usava o recurso de travar o teclado, por uma questão de privacidade nem todos gostam que “fuçadores” fiquem bisbilhotando.

Os computadores dos anos 80 tinham uma chave que era eletricamente ligada na placa mãe através de dois fios, e quando a chave era ativada, desabilitava o teclado, mesmo não desligando o computador impedia a ação de curiosos.

Nos computadores atuais não se faz mais o travamento do teclado por hardware, como é descrito acima, atualmente é tudo feito por software, e de forma que não impeça o sistema operacional de ficar funcionando e mostrando dados na tela.

Pode parecer “egoísmo”, mas existem situações em que não deve ser mexido em nada no computador enquanto ele executa alguma tarefa, assim, se for possível impedir que o teclado ou o mouse ou ambos fiquem inativos por um determinado tempo irá prevenir situações indesejadas.

Nos dias atuais, desabilitar ou impedir que o teclado seja usado é muito fácil, basta desconectar o teclado da porta USB e levar o teclado consigo, é cômico dar essa dica, mas existem casos em que tal situação pode ser necessária.

Outra dica menos engraçada é usar o que já existe, o problema é que alguém acaba dizendo como se desfaz o bloqueio, de qualquer modo, para bloquear o teclado via software é só teclar nas teclas “turbo e F11” simultaneamente, para destravar é só repetir a ação e o teclado fica destravado.

Como é fácil de perceber, existem os “truques” e os “anti-truques”, de qualquer modo, quando se sabe de alguma coisa que outros não sabem o truque funciona, é por isso que dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei.
Se tirar o teclado e carregá-lo consigo é no mínimo engraçado, é possível criar uma solução caseira que é fácil de ser feita e barata.

A solução consiste em comprar um espelho com duas ou mais portas USB e cortar a linha dos 5 volts positivos e colocar uma micro chave (dessas de dip switch) ou um reed switch (que deverá ficar próximo do red switch) que controlará a alimentação dos dispositivos USB.

No caso do reed switch o imã funciona como uma espécie de transponder, se a “chave” estiver próxima funciona, caso contrário não funciona, assim como funciona a chave de ingnição nos carros que não são pré-históricos.

No caso de dispositivos PS2 também pode funcionar para alguns tipos de placas, mas a grande maioria exige que seja reiniciado o sistema operacional para que ele detecte que o dispositivo está sendo alimentado corretamente.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.