Ibytes Web Site

Armas Munição Calibre

Calibre é o diâmetro interno do cano tomado pela boca da arma, o calibre pode ser nominal ou real.

O calibre nominal é uma espécie de convenção da fábrica, para identificar o tipo de arma, as armas de fabricação inglesa tem o calibre nominal em milésimos de polegadas.

As armas de fabricação norte-americana têm o calibre em centésimo de polegadas, e as armas de fabricação belga, alemã, francesa, tem o calibre nominal em milímetros.

O calibre real é a medida exata do diâmetro interno do cano, é medido na boca da arma, entre dois cheios com auxílio de um paquímetro.

O calibre das armas de caça é dado pelo número de balins esféricos do diâmetro real do cano, contidos numa fibra (peso).
As munições de armas de fogo são constituídas por estojo, espoleta, carga, projétil e eventualmente bucha.

O estojo tem a finalidade de reunir todos os elementos que formam a munição, normalmente é feito de metal, e para as armas de caça de retro carga, usa-se estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal.

A espoleta é um pequeno invólucro de metal contendo uma carga de fulminato de mercúrio, que explode ao receber o choque da ponta do percussor, produzindo uma fagulha que vai incandescer a pólvora, o que determina o disparo.

A carga é constituída pela quantidade de pólvora, contida na munição, existem dois tipos de pólvora, a pólvora negra e a pólvora branca.

A pólvora negra é constituída de uma mistura de enxofre, salitre, carvão, esse tipo de pólvora é conhecido como pólvora com fumaça.

A pólvora branca é constituída, fundamentalmente de nitroglicerina, nitrocelulose, ou algodão pólvora, a qualidade é melhorada pelo acréscimo de picratos e bicrometos, a pólvora branca é conhecida como a pólvora sem fumaça.

Projétil é a parte destinada a atingir o alvo, o projétil é estudado pelo material de que é feito, da forma da ponta e da constituição.
O material do projétil é de chumbo puro, de chumbo revestido de aço ou mailechort, este revestimento recebe o nome de camisa ou de blindagem e tem a finalidade de aumentar o poder de penetração do projétil.

A forma da ponta do projétil pode ser pontiagudo, ogival, tronco-crônico, ou semi-estático.

A constituição do projétil pode ser simples ou múltiplo, o projétil simples é composto por uma única peça, o projétil múltiplo é constituído de duas ou mais peças.

A bucha é utilizada em alguns tipos de armas de caça de retro carga ou de ante carga, nas armas de retro carga é utilizado o estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal.

O estojo é preparado colocando-se uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, e outra bucha, as buchas tem a finalidade de conter e comprimir as cargas de pólvora e de chumbo.

Nas espingardas de ante carga, obviamente que não pode usar estojo, então se coloca no próprio cano que é fechado no fundo, uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, e outra bucha, as buchas tem a finalidade de conter e comprimir as cargas de pólvora e de chumbo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.