Ibytes Web Site

Memórias Monolíticas

As memórias são locais onde são armazenados os dados e programas em um sistema de computação.

As memórias são as partes mais ativas de um computador, armazenando programas e dados antes, durante e após a execução.
Podemos afirmar que a memória é equivalente a milhares de registradores, cada um armazenando uma palavra binária, apenas duas ações podem ser realizadas em uma memória.

A primeira é a ação de guardar um elemento ou um grupo de elementos, em computação, esta ação é denominada de armazenar e a operação em si, que é realizada para a consecução dessa ação de armazenamento, é chamada de escrita ou gravação.

A segunda é a ação de recuperação do elemento guardado ou grupo de elementos para um uso qualquer, em computação esta ação se denomina recuperar e a operação para realizá-la chama-se leitura.

Até o final da década de 60 as memórias dos computadores eram magnéticas, as mais antigas eram de tambor, eram assim chamadas porque a memória tambor consistia em um cilindro magnético que girava em alta velocidade, tinha cabeças de gravação e leitura escrevendo e lendo dados e instruções em sua superfície.

Outras memórias eram construídas com núcleo de ferrite, eram minúsculos toróides de ferrite costurados por fios de acesso de dados e de endereçamento.

Em 1969, a IBM introduziu em seu processador modelo 360/85 uma pequena memória de 16 Kbytes, construída com transistores bipolar, claro que era pequena se comparada aos padrões atuais.

Surgiam ali as memórias monolíticas, ou memórias a semicondutor, e desde então diferentes tipos de memórias tornaram-se disponíveis no mercado.

Como conseqüência, o projetista tem muitas opções de escolha, mas a escolha é mais difícil, e deve se basear na adequação das características da memória às necessidades da aplicação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.