MOSFETs e Multímetros

Todos os componentes baseados em efeito de campo são muito sensíveis a descargas estáticas, se existir carga no corpo um simples toque nos seus terminais, pode causar a inutilização, pois a eletricidade estática pode “queimar” o componente mesmo com ele fora do circuito, por isso, não segure o componente pelos terminais ao fazer os testes sem antes tocar em algum ponto metálico que absorva a energia estática presente no corpo.

Transistores do tipo MOSFETs são bem parecidos com os transistores bipolares comuns até no seu funcionamento, mas o teste para saber se um determinado transistor do tipo MOSFETs está com defeito ou não é feito de forma diferente.

O funcionamento é parecido com o transistor bipolar, quando uma tensão é aplicada ao terminal chamado de “porta” (g) ela controla a circulação de corrente entre o dreno (d) e a fonte (s), note que os terminais são chamados de Gate, Dreno e Source.

O teste mais simples é feito com um provador de continuidade que geralmente está incorporado ao multímetro, este teste permite detectar quando o componente está em curto ou com fugas, mas não permite saber se o componente está aberto.

Coloque o multímetro numa escala intermediária para medida de resistências, em ohms x 10 ou ohms x 100 se o multímetro for analógico ou em 1.000 ou 20.000 ohms para multímetro digital.

Quem ainda usa multímetros analógicos saiba que é preciso fazer o ajuste de zero, ou seja, se vai usar o provador de continuidade ele deve ser preparado para ser usado.

Para começar retire o MOSFET do circuito e identifique os terminais, se não souber os terminais não há problema, pois na prática este teste também pode ser usado para identificar os terminais, mas deve-se ter certeza que o componente é um MOSFET.

Meça a resistência de forma combinada entre todos os terminais.

A interpretação é até mais complicada que a do Testador de MOSFETS, mas como a medida é com multímetro vamos adiante:

Com multímetro analógico na medição direta, se o ponteiro não se mexe o transistor está bom, mas se o ponteiro for até 1/3 da escala, o transistor está com fugas, se o ponteiro for até o fim de escala o transistor está em curto, lembre-se que a medida é para MOSFET.

Com multímetro analógico na medição inversa, se o ponteiro não se mexe o transistor está bom, qualquer leitura de resistência significa que o transistor está com fugas, e se o ponteiro for até o fim de escala o transistor está em curto.

Com multímetro digital na medição direta, se permanecer o “1” o transistor está bom, mas se alguma resistência existir, tipo visor marcar 0.01 transistor está com fuga ou está em curto, lembre-se que a medida é para MOSFET.

Com multímetro digital na medição inversa deve permanecer no visor apenas o “1” para um transistor que esteja bom, mas se alguma resistência existir, tipo visor marcar 0.01 o transistor está com fuga ou está em curto, lembre-se que a medida é para MOSFET.

Se for um MOSFET de potência pode ser usado o circuito Testador de MOSFETS que é bem prático e dispensa interpretações.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.