Erros Multimetro Digital

Muito se fala da precisão dos multímetros digitais, mas as coisas não são bem assim, as medidas com multímetros digitais também estão sujeitas a erros, e não por manuseio errado do usuário, mas outros fatores.

Os erros podem acontecer quando são medidas tensões contínuas (CC) tensões alternadas (CA), na medida de frequências e de tempos.

Eliminar ou reduzir esses erros é relevante para melhor aproveitamento e precisão das medidas, não importa a grandeza, a precisão da medida, em muitos casos pode significar muita coisa.

Quando é usado um multímetro digital comum para medir a intensidade da corrente, é adicionado ao circuito um resistor de resistência muito baixa, e é através do resistor que a corrente passa.

Na prática mesmo, o que é medido é a queda de tensão nesse resistor, mas nesse caso é preciso considerar dois fatores que podem afetar os resultados das medidas.

1) Por mais baixa que seja a resistência interna sobre a qual se mede a tensão, ela não é desprezível, e por isso afeta a corrente que está sendo medida.

2) Deve ser considerada a presença dos cabos que ligam as pontas de prova, pois se forem comparadas com a resistência interna do instrumento, não têm uma resistência tão baixa que possa ser desprezada.

A conclusão é que para medidas de baixas resistências também devem ser considerados os erros introduzidos pela resistência dos cabos.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).