Magnetismo e Indução

Um campo magnético possui duas propriedades distintas, a primeira, de atrair e repelir substâncias magnéticas como ferro, cobalto e níquel, e a segunda, de indução, sendo que o mesmo pode ser natural ou artificial.

Natural: Quando é gerado por um imã natural ou por fenômenos elétricos atmosféricos.

Artificial: Quando é gerado pela interferência humana, nesse caso é conhecido como campo eletromagnético.

Toda corrente elétrica gera um campo magnético de igual intensidade desta, ou vice-versa, portanto podemos com um campo magnético também gerar uma corrente elétrica e este fenômeno acontece pelo processo que denominamos de indução eletromagnética.

Um transformador é um equipamento que através da indução eletromagnética, efetua a transformação da voltagem, tanto para maior quanto para menor.

O transformador recebe denominações de nuclear ou encouraçado de acordo com sua estrutura, trifásico, bifásico ou monofásico de acordo com suas fases, de alta ou baixa tensão, regulador de tensão, isolador de corrente ou simplesmente transformador de voltagens, sempre de acordo com suas finalidades.

Na figura abaixo temos um transformador tipo nuclear com duas bobinas calculada para 220 volts e outra para 110 volts ou seja, se aplicamos 220 volts no enrolamento primário, teremos 110 volts no enrolamento secundário.

O inverso também é verdadeiro, pois se aplicamos 110 volts no enrolamento secundário, teremos 220 volts no enrolamento primário, neste caso estes transformadores tem a finalidade simplesmente de transformar a voltagem tanto para mais quanto para menos.

Um transformador pode ter varias voltagens tanto no enrolamento (bobina) primário quanto no enrolamento (bobina) secundário.
A voltagens em uma das bobina é diretamente proporcional ao numero de espiras em relação a outra bobina, ou seja, se no secundário ao invés de 100 espiras, tivermos 200, teremos 200 volts ao invés de 110.

Embora existam diferenças visuais entre transformadores, todos têm o mesmo princípio de funcionamento, e para projetar um transformador, é necessário primeiro definir o tipo de transformado e a finalidade do mesmo, se para uso como estabilizador, isolador de corrente ou simplesmente como transformador de voltagem.

Definindo o seu uso, é possível definir as voltagens dos enrolamentos, se os mesmos serão de uso contínuo ou intermitente e qual a potencia que será necessária.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.