Os DIACs e os TRIACs

O DIAC é um caminho bidirecional para passagem de corrente, essa característica o torna um componente indicado para aplicações em corrente alternada, pois neste caso a corrente vai e vem, na figura abaixo o símbolo de DIAC, observe o símbolo, representa um DIAC que é um diodo que conduz nos dois sentidos.


As aplicações dos DIACs são diversas, mas as mais comuns são o acionamento, ou o disparo dos TRIACs e SCRs.

O TRIAC é um DIAC com um terminal de controle (gate ou porta) como é o SCR, mas o TRIAC permite a pasagem da corrente nos dois sentidos.

O funcionamento do TRIAC é parecido ao funcionamento de SCR, mas tem a enorme vantagem de poder ser disparado com corrente de qualquer sentido, isso o tornou um componente muito requisitado para operar em corrente alternada, abaixo podemos ver
símbolo de TRIAC.


Os tiristores podem ser combinados para acionar uma carga elétrica, pode ser um motor de corrente alternada, onde o circuito de disparo também pode ser de corrente alternda que pode ser retirada da própria rede elétrica, no cado dos TRIACs, para o caso dos SCRs é preciso que o circuito de acinamento seja retificado.

Nos acionamentos dos TRIACs em corrente alternada, as variações de ondas são suaves, ou seja, senoidais, as ondas começam do zero e avançam até atingir um valor máximo positivo, e depois caem passando pelo zero novamente e atingem um valor máximo negativo e voltam ao zero, é assim que é a tensão alternada das tomadas, o sobe e desce da tensão se repete 60 vezes por segundo quando a rede elétrica é de 60 Hz.

Nos últimos anos, apareceram no mercado tiristores projetados para controlar potências tão altas quanto 15 MW (15.000.000 watts), são capazes de suportar correntes em torno de 3.000 ampères, com tensão de até 2.000 volts, é obvio que você não vai encontrar componentes como esses nas lojas de componentes da sua cidade, eles são usados em âmbito industrial.

Esses tipos de componentes, para suportarem tanta potência, acabam tendo um aspecto externo que chega a ser diferente ou até mesmo nem lembrar os componentes eletrônicos, que em geral são bem pequenos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.