Ibytes Web Site

Modos de Operação 555

O CI 555 é um circuito integrado dos mais conhecidos entre hobbystas e iniciantes no mundo da eletrônica, é raro ver uma publicação em que em pelo menos um circuito não seja utilizado um CI 555, a versatilidade é tal que pode ser utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador.

O CI 555 foi projetado criado em 1970 e começou a ser comercializado em 1971, os nomes comerciais eram SE555 que tinha o invólucro metálico e NE555 com invólucro DIP, de tão fácil de utilizar em vários tipos de circuitos foi apelidado de máquina do tempo num chip.


É um componente que já é vovô, mas ao contrário da maioria dos velhinhos esse continua em pleno uso, por ser simples de usar, ser de baixo custo e de boa estabilidade.

O CI 555 é composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silício em um encapsulamento duplo em linha de 8 pinos.

O CI 556 é composto de dois temporizadores 555 combinados em um encapsulamento DIP de 14 pinos, o CI 558 é um encapsulamento DIP de 16 pinos que combina quatro temporizadores 555.

Também CIs nas versões de potência ultra baixa como o CI 7555, que utiliza um número menor de componentes externos e tem menor consumo de energia.

No modo monoestável o CI 555 funciona como um disparador, suas aplicações são temporizadores, detector de pulso, chaves com imunidade a ruído, interruptores de toque, e muitos outros circuitos.

No modo astávell o CI 555 opera como um oscilador, os usos incluem pisca-pisca, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, e outros.

No modo biestável o CI 555 opera como um flip-flop, se o pino de disparo não for conectado e se não for utilizado capacitor, as aplicações incluem interruptores imunes a ruído, e outros.

O nome 555 foi adotado pelo fato de existir uma rede interna de três resistores de 5k ohms que formam um divisor de tensão e que servem de referência de tensão para os comparadores do circuito integrado.

São inúmeros os circuitos com o 555, o problema é que nem sempre o iniciante sabe calcular o valor do componente para uma determinada frequência, então resolvi colaborar tornando mais fácil a utilização do CI 555.

Do valor do R1 e do R2 e do valor do capacitor dependem a frequência do astável, as aplicações a partir desse ponto ficam por conta da imaginação de cada um.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.