Ibytes Web Site

Montar Transformador

O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética, o fenômeno da indução magnética é provado quando um circuito é submetido a um campo magnético variável e aparece nele uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.

O transformador na sua forma mais simples consiste em dois enrolamentos de fio, sendo deles o enrolamento primário e o outro enrolamento secundário, que geralmente envolvem os braços de um quadro metálico, chamado de núcleo.

Ao aplicar uma corrente alternada ao primário é produzido um campo magnético proporcional à intensidade dessa corrente e ao número de voltas de fio em torno do braço metálico.

Através do metal, o fluxo magnético quase não encontra resistência e concentra-se no núcleo, em grande parte, chega ao enrolamento secundário com perdas bem pequenas.

A comprovação do fenômeno da indução eletromagnética é comprovada, pois no enrolamento secundário surge uma corrente elétrica, que varia de acordo com a corrente do enrolamento primário e com a relação entre os números de espiras dos dois enrolamentos.

A relação entre as voltagens no primário e no secundário, bem como entre as correntes nesses enrolamentos, pode ser facilmente obtida com cálculos simples.

Vamos a um exemplo de como fazer o cálculo para montar transformador: se o primário tem 200 (Np) espiras e o secundário 100 (Ns) e a voltagem no primário (Vp) está relacionada à voltagem no secundário (Vs) por Vp/Vs = Np/Ns, e as correntes por Ip/Is = Ns/Np.

Np = 200 espiras (número de espiras do enrolamento primário).

Ns = 100 espiras (número de espiras do enrolamento secundário).

Vp = 220 volts (tensão da rede elétrica).

Ip = Np/Ns, então temos: 200/100 = 2 (corrente que circula no enrolamento primário).

Is = Vp/Vs, então temos: 220/110 = 2 (corrente que circula no enrolamento secundário).
Vs = Vp/Is, então temos: 220 / 2 = 110 (tensão de saída).

Desse modo um transformador que não dissipa energia (transformador ideal), com 200 espiras no primário e 100 espiras no secundário, e sendo percorrido por uma corrente de 2 ampères, sob 220 volts, fornece no secundário, uma corrente de 2 ampères sob 110 volts.

É obvio que existem perdas em qualquer transformador, mas devido às técnicas com que são fabricados, os transformadores modernos apresentam grande eficiência, permitindo transferir ao secundário aproximadamente de 98% da energia aplicada no primário.

As perdas que existem são ocasionadas pela é transformação de energia elétrica em calor e são devidas principalmente à histerese, às correntes parasitas e perdas no cobre.

· As perdas no cobre são o resultado da resistência dos fios de cobre nas espiras primárias e secundárias.

· As perdas pela resistência do cobre são perdas sob a forma de calor e não podem ser evitadas.

· A perda por histerese é quando a energia é transformada em calor na reversão da polaridade magnética do núcleo transformador.

· As perdas por correntes parasitas tem origem na massa de metal condutor que se desloca num campo magnético, ou é sujeita a um fluxo magnético móvel, e circulam nela correntes induzidas, essas correntes produzem calor devido às perdas na resistência do ferro.

OBS.:Os valores acima foram sugeridos apenas como meio didático, o número de espiras nos transformadores variam de acordo com a finalidade de cada um, note que nem mesmo o diâmetro do fio foi citado, mas se for fazer experiências, comece colocando fio AWG 24 com no mínimo 600 no primário.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.