Ibytes Web Site

A Resistência Elétrica

A resistência é uma medida da oposição que a matéria oferece à passagem de corrente elétrica e os componentes que tem como propriedades resistir (se opor) a passagem de corrente são chamados resistores.

Os materiais são designados por condutores, semicondutores ou isoladores conforme a oposição que oferecem seja reduzida, média e elevada.

A resistência elétrica é medida pela Lei de Ohm: onde V = R x I (a tensão é igual a resistência multiplicada pela corrente).

A Lei de Ohm estabelece a relação existente entre a corrente e a tensão elétrica aos terminais de um resistor com uma determinada resistência.

O parâmetro R, designado resistência elétrica, é expresso em ohm, note que existe diferença entre falar em resistência e falar em resistor, onde resistência é a medida da oposição a passagem decorrente e resistor é o componente, porém, para muitos, resistência e resistor tem o mesmo significado.

A resistência elétrica dos materiais pode ser comparada ao atrito existente nos sistemas mecânicos.

Ao contrário do vácuo, a aplicação de um campo elétrico constante sobre uma carga elétrica conduz a uma velocidade constante nos materiais, situação à qual corresponde uma troca de energia potencial elétrica por calor.

Esta conversão é designada por efeito de Joule, onde podemos descobrir a potência dissipada multiplicando o valor da resistência pela corrente ao quadrado.

Os resistores são os componentes mais utilizados nos circuitos elétricos e eletrônicos, pois a resistência elétrica (a capacidade de se opor a passagem de corrente) é um dos elementos mais utilizados nos circuitos.

Existem resistores fixos, variáveis e ajustáveis, resistores integrados e resistores discretos, resistores cuja função é a conversão de grandezas não elétricas em grandezas elétricas, etc., cada resistor tem uma determinada resistência,
cujo valor da resistência está escrito em ohms em forma de códigos ou números em seu próprio corpo.

Relativamente a estes últimos, existem resistores sensíveis à temperatura, como sejam as termo-resistores e os termístores, resistores sensíveis ao fluxo luminoso, designadas por foto-resistores, magneto-resistores, piezo-resistores, químio-resistores, etc.

Obs.: Os resistores tem como propriedades a capacidade de se opor a passagem de corrente e tensão, muitos, pela desatualização chamam os resistores de resitências, assim como chamam os capacitores de condensadores.

Então, para no futuro não haver problemas no entendimento, memorize: resistor é o componente, resistência é a medida de oposição.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.