Especificações Diodo

Cada componente tem sua especificação, e é exatamente por isso que no próprio corpo dos componentes são impressas as principais especificações, os números e códigos devem ser lidos e muitas vezes interpretados.

Felizmente a indústria de componentes eletrônicos tem um padrão mundial para informar as especificações dos componentes, por isso todo técnico deve saber como interpretar esses códigos e com base neles poder descobrir um componente substituto caso um do mesmo tipo não seja encontrado.

Igual a nós que temos CPF, RG e outros documentos pelos quais somos identificados, da mesma forma, não importa o componente, ele tem suas especificações impressas no próprio corpo para possibilitar a identificação.

Todo tipo de componente deve ser identificado, caso contrário não há como utilizá-lo, e só não terá como identificar o componente se as informações não estiverem impressas no corpo do componente, se a origem for de falsificações, mesmo o mais simples dos componentes tem alguma coisa impressa no corpo que indique o tipo de componente e como deve ser ligado no circuito, é o caso do diodo.

Os diodos disponíveis no mercado possuem especificações que se referem à sua capacidade de corrente direta, tensão reversa, frequência de operação, potência máxima e podem ser identificados da seguinte forma:


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).