A Estrutura da Matéria

Você já deve ter acessados outros tutoriais, então já teve uma apresentação geral, agora você já pode passar ao estudo das menores partículas que compõem a estrutura da matéria.

Suponha que tomamos uma pequena quantidade de água: uma gota.

Dividimos esta gota em duas partes, depois, continuamos a dividir, repetidas vezes, em outras partes cada vez menores, dentro de pouco as partículas de água serão tão pequenas que não poderão ser vistas, mesmo com microscópios potentes.

Imagine porém, que podemos continuar dividindo essas partículas, depois de termos realizado milhares de divisões, as partículas serão tão pequenas que, se forem divididas mais uma vez, já não conservarão mais as propriedades da água.

Assim, as menores partículas em que se pode dividir a água, sem perder suas características, chama-se moléculas de água.


Na imagem acima um exemplo do resultado da divisão da matéria.

A água (ou qualquer outra substância) é constituída por moléculas, e as moléculas são, por sua vez, formadas por átomos, e os átomos, por prótons, elétrons e nêutrons.

Na figura acima outro exemplo resultado da divisão da matéria.

A molécula de água é formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio.

Aumentando-se ao máximo a potência de ampliação do microscópio, vê-se que a molécula de água é constituída por duas estruturas muito pequenas e idênticas e por uma estrutura maior, diferente das demais.

Essas estruturas microscópicas são os átomos, assim, os dois átomos menores e iguais são os átomos de hidrogênio, o átomo maior e diferente é um átomo de oxigênio.

Em geral, representa-se a molécula da água por meio de um esquema como o da figura abaixo.

Ao se combinar dois átomos de gás hidrogênio com um átomo de gás oxigênio, obtém-se como resultado uma molécula de água, cuja fórmula é bem conhecida: H2O

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.