Capacitores e Simbolos

Os capacitores são componentes que, embora não conduzam corrente elétrica entre seus terminais são capazes de armazenar certa quantidade de corrente, que será descarregada assim que não houver resistência entre seus terminais.

Quanto à sua aparência externa, podem variar de acordo com a tensão máxima, capacitância e disposição de seus terminais, podem ser do tipo axial, com um terminal em cada extremidade, ou, do tipo radial, com os dois terminais na mesma extremidade.

São classificados em vários tipos de acordo com o uso pretendido, existem os eletrolíticos que são bem comuns, os de disco cerâmicos também são encontrados com relativa facilidade, embora existam outros tipos usados em casos específicos, como os capacitores de tântalo e os capacitores de alumínio.

A capacitância é medida em farads, e dependendo do caso, pode ser medida em microfarads, nanofarads ou picofarads, para capacitâncias menores.

Sua principal utilidade é manter estável uma corrente alterna, como por exemplo, um sinal de áudio, ou então servem de filtro de baixa, por isso a sua larga utilização em fontes de alimentação.

Basicamente os capacitores são formados por duas placas condutoras separadas por um material dielétrico não condutor.

Sua capacitância é diretamente proporcional ao tamanho de suas placas e inversamente proporcional a distância entre elas.
A energia armazenada em um capacitor é expressa em Joules, sendo calculada dividindo-se sua capacitância por dois e depois a multiplicando pelo quadrado da tensão entre as placas, cuja fórmula é a seguinte: W = C/2 . V²

Na associação paralela de capacitores, a capacidade total será a soma de todas as capacidades.

Na associação em série, o inverso da capacidade total será igual ao inverso da soma das capacidades aplicadas.

A tensão limite de um capacitor sempre deve ser respeitada para que não haja uma perfuração no dielétrico, causando o estrago do componente, outro fator a ser observado é a polaridade dos terminais, que no caso dos eletrolíticos não devem ser invertidos, pois são polarizados, para capacitores não polarizados não é preciso observar a polaridade dos terminais.

Símbolo geral dos capacitores são duas placas com seus correspondentes terminais, variando ligeiramente, abaixo podemos ver os símbolos adotados para capacitores não polarizados (à esquerda) e para capacitores polarizados (à direita).

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.