Ibytes Web Site

Resistores de Precisão

Nas resistências de precisão o significado de cada uma das cinco faixas é explicado a seguir, mesmo que seja pouco utilizado pelos hobbystas, é interessantes ter o conhecimento de como é feita a identificação dos valores:

A 1ª, 2ª e 3ª faixas indicam os três primeiros algarismos do valor nominal da resistência, na ordem de leitura de onde se começa a contagem, ou seja, do lado do corpo da resistência onde a faixa está mais próxima do final do corpo da resistência.

A 4ª faixa indica o fator multiplicativo do valor nominal da resistência.

A 5ª faixa indica a tolerância do valor nominal da resistência, que neste caso pode ser 0.5%, 1%, 2% e 5%.

Na figura abaixo é apresentado um exemplo de uma resistência de precisão cujas faixas apresentam as seguintes cores:

1ª faixa: marrom (1)

2ª faixa: preto (0)

3ª faixa: preto (0)

4ª faixa: marrom (quantidade de zeros a acrescentar, nesse exemplo 1)

5ª faixa: ouro (5%)


Trata-se assim de uma resistência de 1.000 ohms com 5% de tolerância.

Note um detalhe, a contagem é feita pela lado onde os anéis ou faixas estão mais próximos do final do corpo da resistência.

Na hora de soldar a resistência, não é preciso observar qual terminal deve ser soldado em qual lado, ou seja, não precisa observar a posição de soldagem.

A 1ª faixa indica o primeiro algarismo do valor nominal da resistência, no exemplo citado é 1, pois marrom vale 1.

A 2ª faixa indica o segundo algarismo do valor nominal da resistência, no exemplo citado é 0, pois preto vale 0.

A 3ª faixa indica o terceiro algarismo do valor nominal da resistência, no exemplo citado é 0, pois preto vale 0.

A 4ª faixa indica o fator multiplicativo do valor nominal da resistência, ou como meio de facilitar as coisas, a quantidade de zeros que deve ser acrescentada aos três primeiros algarismos, no exemplo é preto, portanto, 1 zero a ser acrescentado, então temos: 1 (da 1ª faixa), 0 (da 2ª faixa), 0 (da 3ª faixa) e a quantidade de zeros a acrescentar (da 4ª faixa), preto vale 1, então acrescentaremos apenas 1 zero, sendo assim 1.000 ohms, ou seja 1K0 ohms.

A 5ª faixa indica a tolerância do valor nominal da resistência, a qual pode tomar valores típicos de 0.5%, 1%, 2% e 5%.

Agora atente para um detalhe: 10.000 ohms é o mesmo que 10K ohms, e também é o mesmo que 10K0 ohms, como pode ser observado, o código de cores e a interpretação é a mesma, mas a forma de dizer o valor da resistência, embora de forma diferente, tem o mesmo significado, pois 1.000 ohms é igual a 1K ohms, e 1K0 também é igual a 1.000 ohms.

Na tabela abaixo indica a gama completa dos valores nominais estandardizados para as resistências de carvão, a chave para a interpretação da tabela é a seguinte:

a) A gama com tolerância de 5% existe para todos os valores indicados

b) A gama com tolerância de 10% só existe para os valores sublinhados

c) A gama com tolerância de 20% só existe para os valores a cheio

A tabela abaixo mostra o código de cores a ser utilizado para identificar resistências de precisão.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.