Isolante ou Condutor?

Os semicondutores são materiais sólidos ou líquidos, e são chamados de semicondutores porque tem a capacidade de mudar sua condição de material isolante para material condutor com certa facilidade, ou seja, os semicondutores podem sofrer pequenas ou grandes alterações em sua condutividade.

A condutividade elétrica é a capacidade de conduzir corrente elétrica quando é aplicada uma tensão elétrica, tem uma das mais amplas faixas de valores que qualquer outra propriedade física da matéria.

Metais como o ouro, o cobre, a prata e o alumínio são excelentes condutores, mas os isolantes como o diamante e o vidro são maus condutores, ou seja, são condutores de má qualidade.

Em baixas temperaturas, os semicondutores puros se comportam como isolantes, sob temperaturas mais altas ou luz, ou com a adição de impurezas a condutividade dos semicondutores pode ser aumentada em quase 100%, podendo ser alcançados níveis que se aproximam dos metais.

Para saber mais sobre as propriedades físicas dos semicondutores procure por assuntos relacionados a física do estado sólido.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).