Os monitores modernos utilizam sistema de economia de energia, isso significa que o computador irá desligar o monitor em horários programados ou quando o usuário não estiver usando o computador.
Isso dá a possibilidade de fazer com que alguns estágios do monitor não funcionem, a não ser que o monitor esteja ligado ao computador.
Com a possibilidade de fazer com que alguns estágios não funcionem, passa a existir uma maneira de “isolar” o transistor responsável pelo chaveamento do monitor para possibilitar trabalhar com o monitor fora do computador, é importante lembrar que nem todos os monitores utilizam esse tipo chaveamento, somente os monitores mais modernos.
Não vou abordar aqui como deve ser feito e o que deve ser feito, mesmo porque, os procedimentos variam um pouco para cada modelo de monitor.
Também não deve ser confundidos o chaveamento do monitor com a fonte chaveada, pois o monitor nada tem a ver com fonte chaveada.
O chaveamento ao qual me refiro aqui é uma maneira de desligar uma parte do monitor enquanto só uma pequena parte fica funcionando, isso é possível porque a maioria dos monitores que trabalham com chaveamento desligam o oscilador horizontal, e mesmo assim a fonte continua funcionando, mas se fosse utilizar flyback não seria possível desligar o oscilador horizontal.