Vem Aí o 5G: A Quinta Geração


O sistema 3G (a quinta geração) da telefonia celular no Brasil já tem as faixas de frequências definidas pela Anatel.

Ainda falta regulamentar, mas em maio de 2019 a Anatel liberou as faixas de 2.3 Ghz e a faixa de 3.5 Ghz para o sistema 5G, a quinta geração da telefonia celular.

A liberação da faixa dos 2.3 GHz tem como objetivo tornar compatível com o sistema de Telecomunicações Móveis Internacionais (da sigla IMT).

A faixa dos 3.5 GHz é uma faixa menos utilizada nesse momento e pela quantidade de ruído afirmam ser possível chegar a altíssimas velocidades, é esperar para ver se a propaganda é verdadeira ou é apenas mais uma forma de aguçar a esperança do usuário que procura por muita velocidade de internet.

Como técnico, desde já tenho uma certeza: as frequências informadas são apenas para referência, pois a banda dos 800 MHz não é em 800 MHz, a banda dos 850 Mhz não é em 850 MHz, a banda dos 900 Mhz não é em 900 MHz, e nenhuma das bandas informadas funcionam nas faixas informadas.

Mas isso também não quer dizer nada, pois para um usuário comum isso não tem nenhuma importância, não é o meu caso.

Só de pensar que se certas informações caíssem em nas mãos ou mentes com interesses em fazer maldades, o conhecimento exato de uma determinada frequência de telefonia seria o suficiente para causar um caos na comunicação local, só por esse motivo acho bom que não seja de conhecimento público  frequência real.

Enfim, mas procurando se acha, em se tratando dessa nova tecnologia, será preciso usar e ver se realmente é o “bicho” que dizem ser ou se trata de mais um sistema que incentiva os usuários a comprar aparelhos novos na busca de velocidade de internet.

Aliás, nem precisa mais criar sistema de voz para as novas tecnologias para celular, o acesso à internet deveria ser priorizado.

Os aplicativos de internet estão dominando as comunicações, seja o tipo que for.

Que venha o 5G, seja em 2.3 GHz ou 3.5 GHz, são mais alguns meses de estudo para incorporar mais um módulo no equipamento que já está pronto.