Acesso & Equipamentos

Se você quer mesmo montar um provedor de acesso wireless, então você deve estar bem familiarizado com as questões relacionadas com os aspectos da comunicação, pois sempre existem detalhes a serem observados, este texto trata das questões pertinentes aos equipamentos e as instalações envolvidas.

Este texto não vai se prender a nenhum tipo especifico e/ou isolado de estrutura, é básico, mas serão tratadas de forma generalizada as questões relacionados com equipamentos que poderão ser utilizados.

Imagine uma estrutura simples e funcional para servir de base para análise que você como empreendedor vai poder implantar, e tenha em mente que ao ir crescendo vai existir a necessidade de ir aumentado a estrutura de acordo com seus progressos.

Para ser provedor de acesso wireless é preciso ter um link físico, já tratado em outro link aqui mesmo do Ibytes, o link físico é uma parte da estrutura que é essencial, depois é o access point (AP) ou ponto de acesso, esse é o equipamento que transforma o sinal Ethernet em ondas de rádio e que ao ser detectado pelo ponto cliente é transformado novamente em sinal Ethernet.

O access point é o coração de qualquer provedor de acesso sem fio, é ele que vai transmitir o sinal de internet via ondas de rádio para os pontos clientes até o limite máximo da sua área de abrangência, área essa que é definida pela potência de saída em radiofreqüência do access point e pela antena, em resumo, esses dois em conjunto é que vão definir o alcance que sua estação irá cobrir.

No mercado brasileiro de informática existem muitas opções de access point fabricados no estrangeiro, mas que combinados com antenas de ganhos diferentes, permitem ao provedor um alcance bem mais estendido e como conseqüência uma área de abrangência melhor.

Para citar os fabricantes é meio complicado mesmo, porque atualmente existem muitos, os mais populares são a Dlink e a Linksys, os menos conhecidos são zinweel, osvelink, kayomi, alfa e tantos outros fabricantes, obviamente que entre tantos fabricantes também existem muitas características diferentes, é aí que mora o perigo, pois existem recursos que podem e que devem ser utilizados, e que um fabricante disponibiliza em seu equipamento e outro fabricante disponibiliza outros tipos de recursos.

Escolhido o link físico, a escolha do access point é de suma importância para os objetivos de prover acesso, antes de comprar, coloque no papel o que é desejado em termos de alcance, de clientes, os recursos que serão necessários, e acima de tudo se o access point pode ser atualizado com uma firmaware que possa colocar mais recursos e liberar o controle de potência, controle de banda, e outros recursos adicionais, uma boa escolha é que vai ajudar a definir se seu empreendimento vai dar lucro em breve ou vai ficar nadando na areia.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.