Perdi Meu Smartphone


Quem perde um Smartphone fica vários dias com aquela sensação de perda, a não ser que o dispositivo seja recuperado logo ou que o usuário tenha por hábito fazer backup com bastante frequência e que restaure o backup num Smartphone novinho comprado no auge do desespero.

Na realidade, atualmente existem várias possibilidades para recuperar um Smartphone perdido ou roubado, apesar de muitas opções gratuitas, a maioria das possibilidades é com aplicativos pagos onde é feita uma configuração personalizada de acordo com o gosto e as necessidades de cada um.

Deixo um alerta: Se o aparelho foi roubado, não tome nenhuma atitude por conta própria, procure a polícia e mostre os dados de localização, por um aparelho não vale a pena correr riscos.

Eu já testei vários, mas para aplicativos pagos penso que nenhum supera o cerberus, para aplicativos gratuitos, o Google fornece todos os recursos para localizar e rastrear um Smartphone.

E o que estava bom melhorou ainda mais, é que os usuários do Google com contas ativas em dispositivos móveis agora podem encontrar Smartphones perdidos com muito mais facilidade, e não são só usuários de Android, aparelhos com iOS também podem utilizar o recurso.

Hoje, dia 01 de junho foi adicionado um novo recurso de localização de Smartphones a “Minha Conta” sem precisar instalar o aplicativo Android Device Manager, antes a procura era feita através do gerenciador de dispositivos no browser ou com aplicativo instalado no aparelho.

De qualquer modo, o resultado da busca mostra um mapa e a localização dos aparelhos vinculados à conta, desde que o acesso à internet esteja ativo e que o GPS esteja ligado.

Localizar_telefones

Também é possível fazer com que o telefone toque, para esquecidos contumazes isso facilita uma busca dentro de casa sem acusar ninguém de roubo e nem mesmo ter aquela arritmia cardíaca por ter seus segredos escondidos no Smartphone revelados devido a um esquecimento infantil.

Se não quiser entrar na sua conta diretamente sabe-se qual o motivo, basta ir nas buscas do Google e digitar “encontre meu telefone”, geralmente o primeiro resultado é a opção para localizar, uma confirmação de login é solicitada e o local onde está o aparelho é mostrado com a precisão que depende do hardware do aparelho, num Galaxy S5 a precisão é de 15 a 20 metros.

Quem já usava a ferramenta vai perceber que ela ficou bem mais completa, pois agora permite bloquear o dispositivo, tentar ligar, sair da conta e algumas outras opções, inclusive de deixar um número de contato na tela para que seja comprovada a boa intenção de quem tenha encontrado o telefone.

Com isto, usuários das contas do Google que perderem seus Smartphone por roubo ou por esquecimento em algum lugar, podem acessar a conta e optar por tentar recuperar o aparelho ou apenas para garantir a segurança da conta, é possível bloquear tudo ou apenas fazer logout remotamente.

Para a localizar e apagar ou bloquear remotamente é necessário que o aparelho tenha a localização ativada e a permissão de bloqueio remoto também deve estar ativada, também tem que estar sincronizado à conta do Google.

Obviamente que as funções são mais úteis para quem perdeu o telefone do que para quem foi roubado, mas com ação rápida, dados ou imagens podem ser bloqueadas e com isso impedir algum tipo de chantagem ou publicação constrangedora.

Para alguns usuários já existe a possibilidade do acesso ao Minha Conta através da voz, via Google Now.

Para saber se na sua conta essa função já está ativa, é só pegar seu Smartphone, dizer “Ok, Google” e, em seguida falar: “Mostre Minha conta do Google”.

Se não funcionar é porque esta opção ainda não está liberada para você, mas será liberada aos poucos para todos os usuários, nada que uma atualização do app do Google não resolva.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).