Qual Chip no Rastreador GPS

Ter um rastreador GPS não é mais um luxo ou coisa de ostentação, é uma necessidade, e como a maioria das coisas que temos, é preciso manter, e essa manutenção gera custos, agora se seu veículo ou sua moto não vale a pena ser protegida, então você não precisa de um rastreador.

Pagar mensalidade para os chamados prestadores de serviço de rastreamento não vai tornar o serviço melhor ou pior, pois a rede de internet ou de telefonia que será usada é a mesma.

Além disso, se o sistema de rastreamento for seu, assim que você receber um aviso você irá verificar, se você precisar de algum acesso rápido você não vai precisar de terceiros, já seu prestador de serviço de rastreamento pode não estar disponível as 24 horas do dia.

Para você que que tem algum tipo de veículo, talvez nunca tenha instalado um rastreador como medo dos custos ou acha que não vai conseguir administrá-lo, mas é tão simples quanto ler mensagens em aplicativos.

Existem vários tipos de rastreadores, dependendo do preço e da origem, alguns podem funcionar por uns dias ou nem mesmo funcionar, na hora da aquisição, é preciso pelo menos testar se funciona ou não e pedir uma garantia.

Os rastreadores que podem ser usados de duas maneiras são os melhores na minha opinião, explico porque: se não tiver internet para possibilitar o rastreio, também existe a possibilidade de serem configurados alertas de movimento, velocidade e cerca virtual e outras funcionalidades.

Os rastreadores que são totalmente funcionais através de SMS e não dependem de internet para seu total funcionamento, podem ser usados somente via SMS, para isso é preciso que tenha crédito para enviar as mensagens SMS.

A plataforma de rastreamento por aplicativo ou por navegador web também funciona, nesse caso precisa de acesso à internet ativo no chip instalado no rastreador GPS.

Existem locais que não tem sinal de internet da operadora, cujo chip foi instalado no rastreador, mas existe sinal para usar SMS ou para fazer chamadas de voz.

Se o veículo estiver em um local sem acesso á internet, não será possível localizá-lo no aplicativo ou plataforma, pois o chip não será capaz de enviar as informações via GPRS se não tiver sinal de internet no local.

Mas se houver sinal para o envio de SMS, é possível bloquear (caso esta opção esteja disponível no rastreador) e localizar por SMS.

Eu uso um chip comum que pode ser comprado em qualquer lugar, e uso através de SMS e também de aplicativo, num plano que descrevo logo abaixo.

Existe quem venda chip m2m, esse tipo de chip só serve para rastreamento, pois é só para dados, não envia SMS, isso limita o uso apenas ao rastreamento onde há sinal de internet, e onde não tem internet fica descoberto.

A escolha da operadora também é importante, pois a oi e a claro não enviam e nem recebem SMS com caracteres especiais e também não enviam e nem recebem links.

E o SMS que é enviado pelo rastreador contém um link para ser acessado através do Google Maps, para rastrear por aplicativo ou pelo navegador web funciona normalmente.

Restam a tim e a vivo, o correto é escolher a operadora que tiver a melhor cobertura de sinal na região onde o veículo é utilizado normalmente, e para evitar despesas desnecessárias, a mesma operadora cujo celular irão receber ou solicitar as mensagens SMS.

Relembro que para rastrear e para mandar mensagens SMS é preciso ter plano de acesso á internet com possibilidade de enviar SMS, quando o operador enviar um comando para receber um determinada informação, o CHIP do rastreador precisa responder.

Eu optei por um chip da vivo, no plano vivo easy, contratei um plano de 1GB, onde tenho instalado um rastreador, gasto de 35 a 50MB por mês, não preciso ficar colocando créditos todo mês, gasto pouco e a internet não vence, só coloco créditos quando acabar a internet.

Quem for se cadastrar nesse plano pode usar meu código para ganhar 2GB, meu código é “INTERNET1” (sem as aspas).

Em tempo, não precisa migrar de plano só para usar no rastreador, serve para acesso à internet para outras finalidades com as mesmas vantagens.

Tudo que foi escrito funciona se o chip que for instalado no rastreador estiver ativo e com algum plano de dados contratado.

A contratação de qualquer plano pode ser feita por aplicativo, mas o chip deve estar num celular, só depois do plano contratado é que o chip pode ser instalado no rastreador.

 


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).