Solução Conflitos de IP

Se uma rede é a cabo e não é compartilhada, não existe a possibilidade de invasão, mas existe a possibilidade de existir conflito de IP, o conflito de IP pode acontecer por invasão, não é raro, mas numa rede onde foram tomadas as devidas precauções com segurança, descarta-se a possibilidade de invasão, passando a análise para a configuração das máquinas.

O conflito de IP numa rede pode acontecer se a rede estiver ativa e for uma rede sem fio e sem segurança, nesse caso é bem possível que alguém esteja acessando a rede sem fio com ou sem consentimento, a invasão de redes sem fio é falha de configuração sim, mas não por atribuir IP que já estejam sendo utilizados por outras máquinas.

O conflito de IP numa rede acontece quando o DHCP do roteador determina um IP para uma máquina e já existe outra máquina configurada e conectada com o mesmo IP, isto acontece com frequência quando o IP de uma máquina é configurado para se IP fixo, ou seja, o IP é configurado manualmente.

Quando as máquinas da rede recebem IP automático do DHCP, não existirá conflito de IP, pois antes de atribuir o IP o DHCP do roteador verifica se já existe alguma máquina na rede conectada com aquele IP que o roteador deseja atribuir, e se já existir, o DHCP do roteador, pula para o endereço de IP seguinte e faz a mesma verificação, e somente atribuí um endereço IP quando verificar que o endereço de IP está livre.

Obviamente, com a atribuição não automática de um endereço de IP numa determinada máquina, corre-se o risco de especificar um endereço que possivelmente será utilizado pelo DHCP do roteador.

Vale lembrar que o conflito de IP numa rede só acontece, porque a máquina na qual foi atribuída o endereço de IP manualmente foi ligada depois que outra máquina já estava utilizando o mesmo endereço de IP, e se as máquinas forem ligadas de forma alternada, é possível que o conflito de IP nunca apareça e nem cause problemas.

O problema só se manifesta quando máquinas da mesma rede se conectarem através do mesmo endereço IP, nesse caso o windows informa na barra de tarefas que existe um conflito de IP, e junto com esta informação, arquivos e pastas não são acessados de forma normal e a máquina fica lenta.

Para quem não tem experiência a solução do problema pode ser complicada, para os experientes é coisa de fácil solução, pois o que está acontecendo é que as configurações da rede estão mal feitas.

Para resolver o problema, basta que sejam tomadas atitudes bem básicas, que na verdade, muitos usuários de windows não sabem como fazer.

Existem “técnicos” que recomendam a configuração de IP fixo manualmente, sem desativar o DHCP.

Se o computador trava, pode ser qualquer outra coisa, mas se for por conflito de IP, desconecte o computador da rede removendo o cabo, espere 30 segundos e conecte novamente o cabo de rede no mesmo conector RJ45 onde estava, o sistema deve atribuir um novo endereço de IP e tudo voltar ao normal.

Se o problema persistir, abra o painel de controle, navegue até conexões de rede, e veja nas propriedades da conexão de rede o item protocolo TCP/IP e veja nas propriedades do protocolo TCP/IP se está marcado para que seja atribuído um endereço IP automaticamente, se não estiver para atribuir endereço IP automaticamente, faça a mudança, clique em OK e reinicie a máquina e o problema foi resolvido.

Se você utiliza uma rede wireless e está tendo problemas de conflito de IP causado por invasão, a solução é alterar a chave de acesso para uma criptografia mais segura, no caso de redes wireless, no no meu ponto de vista, a criptografia não é tão importante, pois a criptografia é relativamente fácil de ser quebrada, eu prefiro “prender” as máquinas pela MAC de cada máquina, autorizando somente as máquinas que tenham cadastradas a MAC.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.