Eletrônica no Dia a Dia

Está mais do que batida essa história do avião do voo MH370 que decolou em Kuala Lumpur como destino a Pequim com 239 pessoas a bordo na madrugada do dia 8 de março de 2014 e 40 minutos depois desapareceu dos radares.

Não vou contar a mesma história que já foi contada por centenas de outras pessoas, todos os relatos com certeza tem muito mais informação do que eu, o meu objetivo é fazer perceber o que a eletrônica faz por nós no dia a dia e muitas vezes nem percebemos.

Observe que mesmo depois de mais de trinta dias de incertezas, a única coisa que é realmente certa é que a eletrônica ainda vai contribuir muito para encontrar pelo menos as caixas-pretas e então saber o que realmente aconteceu.

Dias depois da confirmação da queda do avião começaram as varreduras de frequências com receptores ultrassensíveis nas faixas de frequências de rádio que são emitidos sinais modulados em períodos sem intervalos definidos, por isso é preciso ficar de plantão.

Os sonares são equipamentos que tem sua principal função baseada na eletrônica, só há emissão de sinal sonoro e visual quando há alteração dos dados captados e estão sendo usados para ajudar a encontrar os gravadores de dados e vozes presentes nas duas caixas-pretas.

Os dados das caixas-pretas são fundamentais para determinar o que realmente aconteceu na aeronave, devido a importância, toda caixa-preta é equipada com um localizador que transmite sinais de rádio frequência modulados com sinais de áudio, são os chamados bips.

O problema maior é localizar a caixa preta antes que as baterias tenham suas cargas esgotadas, tecnicamente a carga das baterias dura 30 dias, qualquer coisa a mais é lucro.

Uma vez desaparecida, é feito o monitoramento da intensidade e provável localização dos bips emitidos pela caixa-preta, obviamente que esses monitores de sinais não são equipamentos comuns, foram desenvolvidos para captar e localizar a origem dos sinais, e como sabemos, são todos baseados na eletrônica e na radiofrequência, ou seja, nas ondas eletromagnéticas.

Os sinais de rádio que são emitidos por caixas-pretas estão na faixa dos 37 MHz e são modulados por sinais de áudio de mais ou menos 1.5 KHz, por casualidade qualquer um poderia sintonizar essa frequência e ouvir um tom fino e contínuo sem saber do que se trata e para que serve.

Em baixo da água os intervalos de emissão são esporádicos, a principal finalidade é economizar bateria, pois a emissão dos sinais de rádio é com potencia maior devido a refração das ondas e a oposição da água em relação a passagem da radiofrequência.

Em ambiente externo os intervalos de emissão são definidos por técnicos e são desconhecidos de pessoas comuns.

Em todos os casos e não só no caso do avião do voo MH370 é conhecida a frequência emitida pelas caixas-pretas para o caso de algum tipo de imprevisto, exatamente por isso estavam preparados os equipamentos que fariam a varredura a procura desses equipamentos.

A conclusão é que a eletrônica está presente em todos os momentos da nossa vida, seja por coisas boas como assistir aquela partida de futebol ou filme favorito ou devido a algum acidente e os meios de comunicação com certeza irão dar a noticia.

Não importa se aceitamos, gostamos ou detestemos, a eletrônica estará envolvida em nosso dia-a-dia, seja por consentimento ou imposição das necessidades da época atual.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.