Existem circuitos simples e fáceis de construir e de muita utilidade, além disso, baratos, é o caso do circuito de um interruptor crepuscular, para outras utilidades depende da criatividade e da imaginação de cada um.
Sem dúvida que nos dias atuais a segurança da casa é importante, e a bandidagem fica de olho em vários detalhes, um desses detalhes é o acendimento das luzes da casa “alvo” quando anoitece, se ninguém acender a luz a “barra está limpa” e a limpeza da casa alheia pode ser feita.
Quando a casa fica vazia geralmente se pede para o vizinho dar uma olhada, e mesmo que o vizinho tenha boa vontade na hora da emergência e do perigo ele não vai se expor, e muito problema e prejuízo pode ser evitado pela simples utilização de um interruptor crepuscular.
A função do circuito proposto é acender uma ou mais luzes da casa, na parte interna ou da parte externa quando anoitece, ao amanhecer a(s) luz(es) se apag(am).
Para quem realizar a montagem segue um aviso: o circuito funciona direto na rede de corrente alternada, portanto todo cuidado ao manusear o circuito ou os componentes durante a soldagem.
O capacitor C1 deve ter isolamento de 600 volts, e não toque nele logo depois que circuito for desligado da rede elétrica, descarregue-o antes colocando seus terminais em curto com uma chave de fenda, esse é um aviso para não ser ignorado.
O SCR que funcionou bem foi o TIC106D, usei em 220 volts, para 110 volts o TIC106B serve, o ajuste é simples, coloque o LDR do lado contrário da casa onde fica o sol poente, assim que começar a escurecer a lâmpada deve acender.
No final da tarde, já em penumbra, ajuste o potenciômetro de 1M2 ate a lugar acender, volte um pouquinho e pronto, se a lâmpada acendeu ao escurer não mexa mais, coloque tudo dentro de uma caixa plástica, menos o LDR que deve ficar num local onde possa diferenciar o dia da noite.
O circuito prevê até 500 watts, nesse caso use um radiador de calor, com 4 lâmpadas de 60 watts em 220 volts o SCR ficou pouco mais de morno, não foi preciso usar radiador de calor, em todo caso, não custa experimentar.
Se o circuito tiver tendência a não obedecer a alteração de resistência do LDR, troque o resistor de 2K7 por um resistor de 1K5, no mais não existem mistérios, a simplicidade é tão grande que até leigos em eletrônica podem montar o circuito.