Controle Infravermelho

Frequentemente são necessários sinais luminosos da faixa visual e também da faixa do infravermelho, muitas vezes para testes ou para acionamento de outros dispositivos, mas nem sempre temos um emissor desses a mão.

No circuito da imagem a seguir é mostrado o esquema eletrônico de um transmissor, ele serve para acionamento de dispositivos infravermelho ou dispositivo de luz da faixa visual, na prática é um controle remoto.

Oscilador Infravermelho

A o alcance da emissão de não passa dos 15 metros mas é o suficiente para acionar qualquer coisa dentro de um ambiente, é um dispositivo que aciona através do controle luminoso normal ou através da faixa além do alcance do olho humano.

Para fazer a montagem podem ser usados LEDs normais, verifica-se o funcionamento de forma visual, e depois troca-se os LEDs comuns por LEDs infravermelho.

Para comprovar o funcionamento na faixa do infravermelho, basta usar um celular com câmera e visualizar os LEDs infravermelho acessos, a olho nu não dá para ver, mas com a câmera dá, e se funciona com LEDs comuns, também funciona com qualquer LED, mas o olho humano não vê.

O circuito é baseado num CI 555 configurado como multivibrador que produz pulsos na frequência aproximada de 1 KHz, esses pulsos são muito fracos para fazer acender um LED, então é usado um transistor (Q1) para amplificar os pulsos e aplicá-los nos dois LEDs ligados em paralelo.

Os resistores R1, R2 e C1 capacitor determinam a frequência de operação do circuito, para emitir os pulsos é preciso pressionar SW1.

Para aproximadamente 1 KHz o circuito pode ser alimentado por uma bateria de 12 volts, para quem não se importar com a frequência mas precisa dos pulsos, o circuito pode ser alimentado com tensões de 5 a 15 volts.

A chave SW1 é um interruptor do tipo botão de pressão, mas nada impede que seja utilizado um botão liga-desliga comum.

O CI 555 deve ser montado num soquete DIL de 8 pinos apropriado para o CI, com esse procedimento evita-se o superaquecimento do CI e o consequente defeito sem mesmo ter sido usado.

É bom lembrar que boa parte dos projetos que não funcionam porque o circuito integrado é soldado sem os devidos cuidados, aquece muito e queima, e depois o montador espalha aos quatro ventos que o circuito não funciona.

O layout de para a placa de circuito impresso é sugerido na imagem abaixo, a figura está em tamanho maior, mas deve ser impressa com 6,5 cm por 6,5 cm.

Placa Circuito Impresso

A montagem final fica com o aspecto da imagem abaixo caso seja utilizado o layout acima.

Visual final

Observe a contagem dos pinos do CI 555 que começam da parte de baixo do CI e do ponto preto para a direita, note que os pinos 4 e 8 do CI 555 devem ser ligados juntos por cima do CI fazendo uma ponte, ou seja, um pedaço de fio fino ligando o pino 4 ao pino 8 do CI.

R5 é de 5,6 ohms por 1 watt, dependendo da fonte de tensão, ele pode aquecer, então é recomendável trocar por um resistor de 10 ohms por 1 watt, demais resistores são de 1/8 de watt.

Os capacitores devem ser de filtro cerâmico para melhor precisão, e observar a posição de soldagem do capacitor eletrolítico.

Q1 é um transistor tipo BD140, é um transistor PNP de média potência para uso geral, podem ser testados outros transistores PNP, desde que seja observada a disposição dos terminais e a potência suportada.

Se optou por LEDs comuns é só ligar a bateria e pressionar SW1 que os LEDs parecerão estar acesos, mas estão oscilando a mais ou menos 1 KHz, se os LEDs são infravermelho, teste utilizando uma câmera de um celular.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.