Indicador 110/220 VCA

Na figura abaixo é apresentado um circuito que embora simples, pode ter muita utilidade, principalmente para usuários que não sabem utilizar um multímetro e ainda por cima tem medo de eletricidade.

O circuito é simples, no protótipo foram utilizados resistores de 5 watts, pois aquecem um pouco, o diodo zener deve ser para 15 volts e ter 1 watt de dissipação, o diodo 1N4007 é comum e pode ser substituído por qualquer diodo retificador.

A indicação é feita através de dois LEDs, se for ligado em 110 volts, apenas um LED acenderá, se for ligado em 220 volts os dois LEDs acenderão, para quem for mais detalhista, pode colocar dois LEDs de cores diferentes, tipo um LED vermelho e um LED verde, e fazer uma indicação de qual LED acende se for 110 volts.

Mesmo o circuito sendo simples, pode servir de base para fazer com que o aparelho não ligue se for plugado numa rede onde a tensão de alimentação seja diferente da tensão requerida pelo aparelho, dessa forma protegerá o aparelho de danos causados por ser ligado em rede de tensão não recomendada para o aparelho, bem, isso é tema para outro circuito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.