Ibytes Web Site

Fonte Ajustável 1,5 a 15V

Este esquema é de uma fonte que fornece tensão que pode ser ajustada entre 1,5 e 15 volts e fornece uma corrente de até 15 ampères, obviamente se o transformador puder fornecer.

Com o esquema de fonte ajustável que é mostrado a fonte fornece corrente através da ligação em paralelo de quatro transistores de potência, que devem ser montados em bons dissipadores de calor, se for usado apenas um dissipador de calor para os quatro transistores deve haver o isolamento elétrico para melhor desempenho térmico.

O ajuste da tensão de saída é feito em um integrado LM317, que também deve ser provido de dissipador de calor, para melhores resultados, separado dos dissipadores utilizados nos transistores de potência ou isolado eletricamente.

O transformador deve ter um primário de acordo com a rede elétrica local, enquanto o secundário deve fornecer no mínimo 16 volts e 15 ampères, os capacitores eletrolíticos devem ser montados em paralelo para se somar.

A ponte retificadora deve suportar pelo menos 50 volts e 20 ampères, dependendo da aplicação e se realmente for exigida potência máxima, recomenda-se a utilização de uma ponte de diodos com base de metal e montada em dissipador de calor.

Através do potenciômetro de 10K ajusta-se a tensão de saída, quanto aos resistores ligados aos emissores dos transistores deve ser pelo menos 10 watts de dissipação.

Devido as dimensões dos componentes, uma boa alternativa para realizar a montagem é ponte de terminais, nesse caso solda-se os componentes passivos na ponte de terminais enquanto que a ponte retificadora, transistores e circuito integrado devem ser fixados em seus respectivos dissipadores de calor, que devido a potência devem ser grandes.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.