Chave Bi-Estável Com 555

Uma chave de toque simples com um circuito integrado barato e fácil de encontrar é a proposta desse circuito.

O circuito é simples e tem por finalidade ligar e/ou desligar uma carga através dos contatos de um relê.

C1 armazena a carga para o acionamento, quanto mais alto for o valor de C1 mais tempo terá que esperar pelo comando seguinte, com a configuração sugerida é possível ligar e desligar em um intervalo de 1 segundo, foi testado com capacitores de 560 nF até 220 uF, o que mudou foi o tempo de resposta.

SW1 deve ser instalada de forma que tenha acesso fácil, é uma chave de pressão do tipo normalmente aberta, obviamente que se for do tipo miniatura melhor.

R1 e R2 formam um divisor de tensão, R2 carrega C1 que é descarregado através dos pinos 2 e 6 do CI 555, C2 mantém a estabilidade do circuito evitando que disparos falsos possam ocorrer.

R2 limita a corrente sobre a base de Q1, que é um BC 548 ou equivalente, D1 é um diodo de sinal, foi usado o 1N4148, mas funciona perfeitamente com 1N4001, a função do D1 é proteger Q1 contra picos de tensão gerados pela bobina do relê.

O relê deve ser de 12 volts conforme a alimentação sugerida para o circuito, mas quem tiver relê de 6 volts pode utilizá-lo e alimentar o circuito com 6 volts, e verificar a capacidade de corrente dos contatos do relê.

A proposta do circuito é ligar e desligar algum aparelho pressionando SW1, com um toque liga, com o toque seguinte desliga, simples assim, tanto o circuito quanto funcionamento.

O esquema do circuito é mostrado na imagem abaixo, obviamente que mesmo quem está acostumado com o CI 555 é bem provável que não tenha visto este tipo de ligações, mas pode realizar a montagem que funciona perfeitamente.

ibytes_bu_estavel_555

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.