Uma chave de toque simples com um circuito integrado barato e fácil de encontrar é a proposta desse circuito.
O circuito é simples e tem por finalidade ligar e/ou desligar uma carga através dos contatos de um relê.
C1 armazena a carga para o acionamento, quanto mais alto for o valor de C1 mais tempo terá que esperar pelo comando seguinte, com a configuração sugerida é possível ligar e desligar em um intervalo de 1 segundo, foi testado com capacitores de 560 nF até 220 uF, o que mudou foi o tempo de resposta.
SW1 deve ser instalada de forma que tenha acesso fácil, é uma chave de pressão do tipo normalmente aberta, obviamente que se for do tipo miniatura melhor.
R1 e R2 formam um divisor de tensão, R2 carrega C1 que é descarregado através dos pinos 2 e 6 do CI 555, C2 mantém a estabilidade do circuito evitando que disparos falsos possam ocorrer.
R2 limita a corrente sobre a base de Q1, que é um BC 548 ou equivalente, D1 é um diodo de sinal, foi usado o 1N4148, mas funciona perfeitamente com 1N4001, a função do D1 é proteger Q1 contra picos de tensão gerados pela bobina do relê.
O relê deve ser de 12 volts conforme a alimentação sugerida para o circuito, mas quem tiver relê de 6 volts pode utilizá-lo e alimentar o circuito com 6 volts, e verificar a capacidade de corrente dos contatos do relê.
A proposta do circuito é ligar e desligar algum aparelho pressionando SW1, com um toque liga, com o toque seguinte desliga, simples assim, tanto o circuito quanto funcionamento.
O esquema do circuito é mostrado na imagem abaixo, obviamente que mesmo quem está acostumado com o CI 555 é bem provável que não tenha visto este tipo de ligações, mas pode realizar a montagem que funciona perfeitamente.