Controle de Tonalidade

Há quem goste de volumes ensurdecedores quando escuta música, eu tenho opinião contrária, prefiro muito mais a qualidade sonora que a altura do som, além do mais, atualmente escutar som alto que incomode a vizinhança tem dado muitos problemas.

Apesar dos aparelhos modernos terem ajustes para melhorar a qualidade sonora e assim fazer parecer que mesmo um som antigo, originário de uma gravação de uma fita k-7, por exemplo, nem sempre temos um amplificador que é bem excitado para entregar ao alto falante a potência máxima.

O circuito mostrado na imagem abaixo é um controle de tonalidade, tem a capacidade de aumentar ou atenuar as frequências graves em mais ou menos 10 decibéis para mais ou para menos, o ajuste é feito em VR2, que pode ser um trimpot ou um potenciômetro de 120 K ohms.

ibytes_tonal_esquema

O mesmo circuito pode aumentar ou atenuar as frequências agudas em mais ou menos 10 decibéis para mais ou para menos, o ajuste é feito em VR1, que pode ser um trimpot ou um potenciômetro de 120 K ohms.

O ganho de saída do controlador de tonalidade depende do ajuste que é feito, valores próximos podem ser testados, tanto dos capacitores quanto dos resistores, mas faça experiências com valores próximos, de qualquer forma, é possível conseguir ótimos ajustes e ganho de tensão e assim obter melhor potência e qualidade final no amplificador de saída.

A alimentação deve ser feita com tensão simétrica de +9 volts, isso significa que teremos tensão de -9 volts, 0 volt e +9 volts, o consumo é bem baixo, o que viabiliza a utilização de duas baterias de 9 volts em série.

Os componentes são todos comuns, os resistores são de 1/8 de watt e os capacitores devem ser de disco cerâmico, C4 e C5 são capacitores de acoplamento, C1 atua como passa altas, C3 e C2 atuam desviando as frequências, esses capacitores podem ter seus valores alterados de acordo com o gosto musical do interessado.

O circuito integrado utilizado é o conhecido CI 741, é um amplificador operacional muito fácil de ser obtido nas lojas especializadas em componentes eletrônicos.

A montagem deve ser feita com fios finos e o mais curtos que for possível, pois se trata de um amplificador de ganho elevado, e se os fios não forem blindados e forem fios longos, a captação de zumbidos será inevitável.

A utilização pode ser a mais diversificada, podendo ser usado para equalizar microfones ou fontes de áudio que precisem de tratamento na qualidade sonora.

A montagem final deve ficar com a aspecto da imagem abaixo, desde que seja usado o layout de circuito impresso sugerido.

ibytes_tonal_vista

 

ibytes_tonal_layout

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.