Ibytes Web Site

Transmissor 144 Mhz

Transmissores são sempre interessantes e pela forma que são montados, existem muitas configurações.

O transmissor do circuito abaixo opera na faixa de 144 Mhz, obviamente, em virtude da maior dificuldade em se trabalhar com frequências altas, deve ser tomados os devidos cuidados com o tamanhos fios das ligações, valores de capacitores, etc.

Recomendo que os componentes sejam novos e em boas condições de uso, pois os componentes não permitem alterações significativas, e são as chamadas alterações de componentes que trazem a frustração em não fazer o circuito funcionar, então, muita atenção na escolha dos componentes e na ligação deles ao circuito elétrico.

 

C1 = 4.7 nF
C2 = 10 nF
C3 = 68 pF
C4 = 33 pF
C5 = 10 pF
C6 = 10 nF
C7 = 47 mF
C8 = 10 mF
C9 = 10 a 60 pF (trimmer)
C10 = 10 a 60 pF (trimmer)
R1 = 10K
R2 = 3K3
R3 = 1K2
R4 = 68R
R5 = 4K7
R6 = 1K0
Q1 = 2N2222
Q2 = 2N2219
XT = Cristal de 49 Mhz

L1 = 10 espiras de fio 22 AWG em suporte com 8 mm de diâmetro com núcleo ajustável de ferrite.

L2 = 5 espiras de fio 22 AWG, esticado no máximo em 25 mm, esta bobina tem núcleo de ar e a separação das espiras é feita de forma a obter a melhor sintonia.

L3 = Espiras com 8 mm de diâmetro com núcleo de ar, tamanho máximo da bobina é 15 mm.

Demais, fio, solda, etc.

Para ajustar o desempenho do circuito, deve ser interrompida a ligação no ponto X do circuito, e colocar um miliamperímetro em escala de 15 a 30 miliampères.

Nesta posição se movimenta o núcleo da bobina L1 em dada direção, o consumo em repouso é da ordem de 3 a 4 mA, com o movimento do núcleo da bobina altera-se o ganho do circuito, que em potência máxima chega próximo aos 30 mA se a bobina tiver um bom fator de ganho e se o cristal e demais componentes forem de boa qualidade.

Quando alcançar a posição de consuma máximo, vá ajustando aos poucos o núcleo para que a corrente consumida seja um pouco abaixo da corrente máxima consumida.

No ajuste de L2 e C5 seria conveniente utilizar um grid-dip sintonizado em 144 Mhz, na falta do grid-dip, coloque C5 na metade do seu curso total.

L3 e C9 devem ser sintonizados no segundo harmônico, e C10 é ajustado para transferir o máximo de sinal para a antena.
Depois de ajustado, a corrente máxima deve ficar em torno de 40 a 50 mA, valores maiores certamente existem problemas de ajustes, então reajuste tudo novamente.

E lembre-se que mexer com transmissores exige paciência, é uma arte, é para quem realmente gosta disso.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.