Controle de Servo

Como funciona um servo é praticamente segredo para a maioria dos iniciantes em eletrônica, apesar de estar mais relacionado a robótica do que a eletrônica, deixo a ideia de um projeto bem simples que pode ser alterado de acordo com a utilização desejada.

Trata-se de um controle de velocidade de motores com a inversão da rotação, a ideia é a de um circuito básico, que pode ter o controle através de um potenciômetro com fios ou para os mais experientes utilizar um transmissor e assim controlar a rotação do motor e o sentido da rotação através das ondas de rádio.

Em todo caso, o alvo é o iniciante, então o negócio é fazer as coisas funcionarem com fios mesmo, mais tarde e com mais experiência podem ser tentadas outras ideias.

O controle é feito através de um potenciômetro comum de 15K linear, a faixa de controle do dispositivo poderá ser tanto a faixa de giro completa do potenciômetro como pode ser alterada em função da tensão de entrada ou referência.

ibytes_servo_esquema

O circuito de controle para motores de 6 volts é mostrado na figura acima.

Os transistores BD135 e BD136 formam um par de transistores com as características iguais, e conforme citei, é um par, um de polaridade NPN e outro de polaridade PNP.

Os transistores devem ser dotados de radiadores de calor, se for usada uma fonte de alimentação externa ela deve ser obrigatoriamente uma fonte simétrica, já que o circuito prevê -6 volts, +6 volts e 0 volt.

Para os transistores sugeridos, o motor pode drenar até 1 ampère de corrente, para motores de 12 volts com a mesma corrente máxima, é o suficiente alterar a tensão de alimentação, que deve ser simétrica.

O controle é feito através da tensão no pino 3 do CI 741, e a faixa de tensão de entrada varia de -6 a +6 volts, é possível controlar a velocidade de rotação e o sentido da rotação do motor, isso se vê muito em carrinhos e barcos controlados à distância.

Existe a lei da conservação da energia, isso quer dizer que podemos obter maior força com menor deslocamento, ou menos força com maior deslocamento, mas nunca mais força com maior deslocamento.

Este é um circuito experimental sem aplicação definida, mas nada impede de ser usado em feiras de ciências ou até mesmo em protótipos de brinquedos.

A vista frontal da placa de circuito impresso com os componentes pode ser vista na imagem a seguir e o layout de circuito impresso também, embora a imagem esteja maior por motivos de resolução, o tamanho da placa de circuito impresso é de 5,5 x 5,5 cm, para copiar o layout dê um PRINT SCREEN e cole no seu editor de imagens favorito.

ibytes_servo_vista

 

ibytes_servo_layout

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.