ON-OFF Módulo Som

Uma das coisas mais chatas é você entrar no carro, virar a chave e o motor não funcionar, claro que existem vários motivos para acontecimentos desse tipo, mas se o problema for falta de carga na bateria por ter esquecido o módulo de potência ligado, o circuito mostrado na figura abaixo pode ser a solução.

Eu mesmo já esqueci diversas vezes o módulo de potência ligado, e no dia seguinte, ao virar chave, o motor nem dava sinal de vida, obviamente que o módulo ficando ligado consome energia, mesmo que em quantidade menor mas gasta, os módulos de saída com FET (transistor de efeito de campo) gastam menos, mas também gastam, e o resultado será o mesmo: bateria descarregada.

Ainda existe um problema maior do que o fim da carga da bateria, com menos da metade da carga, os circuitos eletônicos do carro deixam de funcionar e podem até causar problemas maiores, como por exemplo uma central de alarme que atue diretamente na injeção eletrônica pode ficar danificada por fncionamento anormal, ou desbalanceado como dizem o
eletrecistas automotivos.

O código nacional de trânsito não permite o tráfego com som alto, por isso, esteja ciente, este circuito funciona para quando a chave estiver virada e o motor funcionando, parece um contra senso, mas a utilidade do circuito é desligar o módulo automaticamente quando a chave de ignição estiver desligada, e ligar automaticamente o módulo depois de alguns segundos que a chave de ingnição for acionada, mas para que? se não deve escutar som alto enquanto dirige!

A resposta é que nunca será esquecido o módulo de potência ligado.

O capacitor de 470 uF e o resistor de 100K ohms é quem determinam o tempo que levará para o módulo ser ligado depois da chave de ignição for acionada.

O relê é qualquer um de 12 volts, com pelo menos um contato do tipo normalmente aberto (NA), para o único transistor do circuito, foi utilizado um 2N2222, mas pode ser substituído por praticamente qualquer transistor NPN, o resistor de 100K pode ser alterado para obter tempos que sejam da vontade do montador, o mesmo vale para o capacitor eletrolítico.

O funcionamento é simples: o negativo é comum, ou seja faz parte do chassi do veículo, a alimentação de 12 volts é retirada da caixa de fusíveis, num local onde só existe tensão quando a chave está acionada, para carros antigos, pode ser obtida a alimentação diretamente na chave de ignição ou de uma das lâmpadas piloto do painel.

O relê é ligado de forma que quando acionado, fecha os contatos, permitindo a passagem da corente do +B do módulo para o remoto, geralmente é um fio de cor amarela, em caso de dúvida, consulte o manual do módulo ou vá ao encontro de um eletricista automotivo, no mais, não existem segrêdos.

Devido a simplicidade, outras aplicações podem utilizar o mesmo circuito ou quem sabe fazer pequenos alterações de acordo com a necessidade.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.