Amplificador Sinais VHF

Com pouquíssimos componentes é possível construir um ótimo amplificador de sinal de antena, o circuito foi projetado para amplificar sinais das faixas de VHF e UHF, com o amplificador é possível melhorar o sinal das estações distantes, como dizem os rádio-operadores, “puxar a estação”.

O circuito é utiliza a configuração de emissor comum sintonizando as frequências de radiofrequência nas faixas de VHF e UHF, no protótipo foi utilizado um transistor do tipo BF494, mas outros transistores com alto ganho para RF e desde que sejam do tipo NPN irão funcionar perfeitamente.

Um transistor que apresentou ganho superior ao BF494 foi o 2SC2570, para fazer os ajustes para utilização, ajuste os trimmers para o ganho máximo.

L2 é a bobina de entrada e consiste em 4 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, e com uma tomada entre a primeira e a segunda espira tendo como referência o lado que ficará ligado à terra.

Bobina L1 deve ter 3 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, ao contrário de L2, essa bobina não precisa de tomada, e a alimentação é de 12 volts.

Por se tratar de um circuito que manipula radiofrequência requer atenção por parte do montador, os componentes devem ser soldados de acordo com as indicações no esquema.

Os capacitores são todos de disco cerâmico para tensão de 25 volts, os resistores são todos de 1/8 de watt, os trimmers servem para ajustar o ganho da frequência a ser amplificada.

Na entrada de RF são ligados os dois fios que saem da antena, a saída de RF é ligada na entrada de antena do rádio receptor, lembro que o mesmo circuito funciona para outras faixas de frequências apenas alterando L1 e L2.

O circuito funciona como amplificador ativo, tem sintonia aperiódica com ajuste de ganho, portanto pode ser utilizado para amplificar sinas de estações de TV dos canais baixos (2 ao 6), toda a banda de FM, a faixa de comunicação da aviação, rádio-amador 2 metros, faixa de comunicação marítima e canais altos de TV (7 ao 13).

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.