Ibytes Web Site

Fechadura Eletrônica

Como é que funciona uma fechadura eletrônica? Como é que se faz para acionar uma fechadura eletrônica?

Uma fechadura eletrônica é uma espécie de relê que quando é energizado faz com que a a lingueta da fechadura se retraia permitindo que a porta seja aberta, geralmente as fechaduras eletrônicas são controladas pela tensão elétrica da própria rede.

Existem fechaduras eletrônicas que possuem combinações extensas de números a serem acionados, outras são acionadas via controle remoto, onde o sistema receptor percebe a frequência e imediatamente aciona um relê ou um tiristor que por sua vez aciona a bobina fazendo com que a trava (lingueta) se retraia e permita a abertura da porta.

Neste projeto didático será montado um circuito para acionar a bobina de uma fechadura eletrônica ou uma lâmpada ou alguma coisa que possa servir de monitor para comprovar o acionamento.

O circuito consiste em oito micro chaves do tipo das que existem aos montes em placas antigas de computadores, que dependendo de quais delas sejam acionadas o transistor o relê será acionado.

O circuito é simples, mas é interessante porque usa apenas um componente ativo que é um transistor do tipo BC 338, e para que o transistor energize a bobina do relê será necessário que as 4 chaves que são ligadas à linha do positivo ao resistor de 1K5 ohms sejam fechadas.

Ao mesmo tempo, nenhuma das 4 chaves que estão em paralelo com outro resistor de 1K5 ohms deve ser ligada, se acontecer que uma dessas chaves seja ligada, não importa a qual das outras chaves seja ligada ou desligada, o relê simplesmente não aciona a fechadura eletrônica.

Explicando de outra forma, para que o relê seja acionado é preciso que S1 a S4 estejam ligadas, mas se qualquer uma das chaves de S5 a S8 estiverem ligadas o relê não recebe alimentação.

Para realizar os testes o relê escolhido deve ser de acordo com a tensão que alimenta o circuito, as chaves devem ser colocadas de forma a confundir quem vai ligar ou desligar, uma boa opção é fazer com chaves do tipo push botom, mas experimentalmente qualquer chave pequena serve.

Os pontos marcados com 1 e 2 são os pontos que ligam e desligam a energia da fechadura ou do aparelho que serve como monitor, geralmente funcionam em 110 ou 220 volts, por isso todo o cuidado em relação a tensão alternada existente na tomada ou rede de energia elétrica.

Outro detalhe é a capacidade de corrente que suporta os contatos do relê, deve ser levado em conta em função da necessidade da fechadura eletrônica.

Este é um circuito para experiências, em breve será elaborado um circuito mais complexo e que poderá ser usado em caráter definitivo.

ibytes_fechadura_eletronica

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.