Transmissor (MAX2606)

Abaixo temos o esquema de um transmissor de FM para ligar num rádio portátil ou na saída do computador e sintonizar num raio de 30 metros, neste esquema a transmissão é mono, as aplicações são muitas e depende da imaginação de cada um, as sugestões são das mais óbvias.

Uma delas pode ser a de ouvir música do CD player que está na sala da sua casa no seu MP3 ou MP4, sim eu sei, você diz que isso não faz sentido, mas se você ligar nas entradas deste transmissor um microfone e desejar escutar as conversas que estão sendo feitas na sala, pode ser feito, e ainda poder gravar as conversas no seu MP3 ou MP4, para espionar a intenção muda de rumo, não é não?

Nesta configuração, o CI MAX 2606 está com componentes que fazem do conjunto um oscilador controlado por tensão.

A freqüência de oscilação nominal é fixada pelo indutor L1 que tem o valor de 390nH,(390 nano henries) e faz com que o circuito oscile na freqüência de 100 MHz.

O potenciômetro R1 permite-lhe selecionar um canal livre na faixa de FM que vai de 88 MHz a 108 MHz, a potência de saída é de cerca de 21 dBm, essa potência é suficiente para testes e brincadeiras, pois a maioria dos países permitem potência abaixo de 10 dBm para emissões na faixa de FM.

O acoplamento de áudio na entrada é feito por R3 e atenuada pelo potenciômetro R2.

Veja que R2 além de ser limitador do sinal, também limpa o sinal de áudio evitando distorções, ele serve como um controle de volume, e para completar R2 acaba por ser o modulador de rádio freqüência.

Sinais de áudio acima 60mV irão causar distorções, mas usando R2 para controlar o nível de sinal de entrada de modo que o volume seja controlado, se obtém ótima qualidade de áudio na transmissão.

Na ausência de uma antena padrão de rádio FM, 25 centímetros de fio rígido serão mais que suficientes para simular uma antena transmissora.

Vale lembrar que o CI MAX 2606 funciona com tensão de 3 a 5 volts, mas a tensão deve ser regulada e estabilizado para evitar desvios de freqüência quando a tensão baixar, e com isso a derivação de freqüência e o ruído.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.