Ibytes Web Site

Carregador Uso Mobile

Atualmente não se vive sem o celular, mas lembra-se que é preciso recarregar a bateria só depois que a bateria está com a carga próxima do final, e nem sempre temos um carregador de bateria de celular disponível.

Outro inconveniente é que os aparelhos de celular não ligam se não tiver uma bateria com um mínimo de carga para acionar o circuito eletrônico que faz parte do aparelho, esse circuito resolve esse problema, pois além de carregar a bateria do celular ele age como se fosse uma fonte auxiliar de energia, portanto, se a bateria estiver viciada basta ligar esse circuito e o celular permanecerá ligado.

A gente vive de lá para cá e não é raro termos energia disponível, e um desses locais é dentro do carro, basta ter um ponto de 12 volts e o celular pode ter sua bateria recarregada com facilidade.

Imagine você num lugar distante, muitas vezes sem energia elétrica para plugar o carregador, mas no carro há energia disponível, mas não tem como ligar os 12 volts diretos no aparelho celular.

O circuito proposto é um carregador de baterias universal para uso mobile, e até com 4 ou 6 com pilhas lapiseira (AA) em série é possível usar um celular, principalmente aqueles que viajam e tem disponível vários conjuntos de baterias recarregáveis.

A maioria das baterias de celular tem de 3,7 volts por 500 mA ou mais, na saída do nosso carregador existem 4,3 volts, e quando uma tensão for aplicada na entrada do circuito o transistor Q1 conduz e o LED acende indicando que o circuito está ligado.

Quando Q1 conduz polariza a base de Q2, e então a corrente passa pelo coletor de Q2, para reduzir a tensão de carga para 4,3 volts, um diodo zener é usado como carga, ou seja, como se fosse um resistor.

A saída fornece em torno de 30 mA de corrente que é mais do que o suficiente para um carregamento lento.

No conector de saída é preciso observar a polaridade dos fios positivo e negativo para conectar com o conector do telefone, e tenha atenção também ao conector do tipo adequado para o telefone.

O circuito foi projetado para telefones, mas pode ser usado em GPS, MP3 player e similares, só é preciso observar a tensão da bateria utilizada do aparelho e também a conexão dos pinos do conector do aparelho.

O circuito é simples e pode ser montado com componentes comuns, apenas o diodo zener deve ser observada sua potência, que um diodo zener para 1 watt, os resistores são todos de 1/8 de watt.

O esquema segue na imagem abaixo, na imagem seguinte como fica a disposição dos componentes com o layout de placa de circuito impresso sugerido, e finalmente o layout da placa de CI, que tem 5,5 x 5,5 cm de tamanho.

ibytes_carr_celuar_esquema

ibytes_carr_celuar_vistaibytes_carr_cel_placa_ci

 

 

 

 

 

 

 

 

Não esqueça, o layout de circuito impresso é 5,5 x 5,5 centímetros.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.