Todo projeto precisa de uma fonte de alimentação, é apresentado o circuito de uma fonte simples para a substituir de pilhas ou baterias nos projetos simples que tem necessidade de uma fonte de corrente continua.
A fonte é bem simples e usa poucos componentes, é utilizado um transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de acordo com a tensão desejada, neste caso iremos usar um transformador de entrada primaria de 127/220v que será selecionada por uma chave HH para determinar a tensão de entrada.
No secundário teremos uma saída 12 + 12 volts com 500 mA de corrente.
Usaremos dois diodos retificadores (1N4007) e um capacitor eletrolítico de 1000uF por 25 volts para a filtragem.
Observar que os diodos e o capacitor têm polarização, isto é, tem lado certo para serem colocados e não podem ser invertidos, se forem ligados invertidos com certeza ficarão danificados.
Acompanha o desenho da placa de cobre, mas pode ser montado em uma barra de conector tipo “sindall” sem problemas.
Para outras tensões de saída usar transformador com a tensão desejada (tipo 6 + 6 V) e assim por diante.
Não esqueça de colocar fusível de proteção na entrada e na saída da fonte, a fim de evitar possíveis curtos, que venha a danificar o bom funcionamento da mesma.
Por ser uma fonte simples, esta fonte é indicada para projetos simples, que possam sofrer pequenas variações de tensão sem ser prejudicado.
Respeite a polaridade dos componentes e principalmente do aparelho que será alimentado por ela, destacando o positivo com fio vermelho e o negativo com fio preto.
Componentes:
Transformador primário 127/220 volts com secundário 12 + 12 500 mA.
Chave HH para seleção tensão.
2 diodos 1N4007.
1 capacitor 1000uF por 25 volts.
Placa circuito impresso, rabicho força, bornes, caixa para acabamento.
Colaboração de Dalcio Momesso
Contato kitneteletron(arôba)hotmail.com