Carregador de Baterias 5 Volts

Um carregador de baterias de celular e ou dispositivos USB não só é útil como necessário.

Quem nunca ficou sem celular porque a bendita carga da bateria acabou?

Eu já passei diversas diversas por situações desagradáveis por falta de comunicação, e para solucionar esse problema até um no-break foi parar no carro, isso porque não é qualquer carregador de baterias de celular realmente repõe a carga da bateria.

Os celulares da Samsung, por exemplo, carregador não original carrega mas a carga some muito rápido, ou seja, é ineficiente.

Até já publiquei várias alternativas de circuitos para recarregar baterias de celular, funcionam, mas nada como um recarregador de baterias confiável e realmente eficiente.

No desenvolvimento de outro projeto, precisei de uma fonte de 3 amperes e com 5 volts, resolvi experimentar o CI LM 2596S, além de precisar de componentes baratos para formar o circuito completo.

Como deu certo para o projeto que eu estava trabalhando, resolvi testar como recarregador de baterias de celular, e deu certo, funcionou perfeitamente nos celulares Samsung e Motorola.

Também testei em em vários dispositivos USB e fiquei surpreso com os resultados, tanto é que resolvi publicar o circuito da fonte.

Não há necessidade de escrever sobre componentes, exceto sobre R1 e R2, uma alteração em R1 e R2 transforma o circuito em fonte regulável de 1.5 volts a 15 volts, valores podem ser experimentados, Os melhores resultados para mim foram R1 com 180 Ohms e R2 um trimpot de 10K.

O indutor existe pronto mas 200 voltas de fio 24 AWG sobre um um ferrite serve perfeitamente.

o circuito aceita entrada de até 35 volts na entrada e fornece 5 volts regulados com 3 Ampères, se o dispositivo a ser alimentado for do tipo papão de energia, um dissipador de calor deve ser providenciado. 

As recomendações de observação de polaridade de diodos e capacitores eletrolíticos podem ser chatas, mas é necessário, senão podem passar em branco e o circuito não funcionar.

No mais, o circuito completo é mostrado na imagem abaixo, o circuito é simples, e com certeza, até leigos em eletrônica terão facilidade em executar a montagem, afinal, são poucos os componentes para executar uma função tão nobre.

Na imagem acima, há um arranjo para levar a tensão de saída para 4.9 volts, no caso, 1K em série com 470 Ohms, foi esse o valor obtido no lugar do resistor de 220 Ohms, sendo que R3 foi retirado do circuito, e os dois resistores em série ficou no lugar de R2.

D2 foi indicado no esquema como 1N4001, com a modificação a corrente também aumenta e o diodo deveria ser um do tipo Schottky para 5 Ampères, mas são difíceis de serem encontrados, então um diodo retificador comum que suporte pelo menos 5 ampères serve.

Desconsidere o visual e as trilhas da placa de circuito impresso, aproveitei para servir de base para o LM 2956S, só isso.

O ajuste de tensão foi feito colocando um trimpot, ajustando para a tensão desejada e medindo a resistência encontrada no ajuste, e finalmente, colocando um resistor fixo no lugar do trimpot, assim ninguém mexe e nem o ajuste do trimpot é alterado acidentalmente.

Como se vê, só seguir esquemas sem conhecimento pode trazer a resultados um pouco diferentes do esperado, na versão do esquema, a saída é de 3.6 volts, já mantém a carga da bateria do celular, mas demora muito e recarregar, já com a modificação a tensão de saída é de 4.9 volts.