Carregador de Baterias 5 Volts

Um carregador de baterias de celular e ou dispositivos USB não só é útil como necessário.

Quem nunca ficou sem celular porque a bendita carga da bateria acabou?

Eu já passei diversas diversas por situações desagradáveis por falta de comunicação, e para solucionar esse problema até um no-break foi parar no carro, isso porque não é qualquer carregador de baterias de celular realmente repõe a carga da bateria.

Os celulares da Samsung, por exemplo, carregador não original carrega mas a carga some muito rápido, ou seja, é ineficiente.

Até já publiquei várias alternativas de circuitos para recarregar baterias de celular, funcionam, mas nada como um recarregador de baterias confiável e realmente eficiente.

No desenvolvimento de outro projeto, precisei de uma fonte de 3 amperes e com 5 volts, resolvi experimentar o CI LM 2596S, além de precisar de componentes baratos para formar o circuito completo.

Como deu certo para o projeto que eu estava trabalhando, resolvi testar como recarregador de baterias de celular, e deu certo, funcionou perfeitamente nos celulares Samsung e Motorola.

Também testei em em vários dispositivos USB e fiquei surpreso com os resultados, tanto é que resolvi publicar o circuito da fonte.

Não há necessidade de escrever sobre componentes, exceto sobre R1 e R2, uma alteração em R1 e R2 transforma o circuito em fonte regulável de 1.5 volts a 15 volts, valores podem ser experimentados, Os melhores resultados para mim foram R1 com 180 Ohms e R2 um trimpot de 10K.

O indutor existe pronto mas 200 voltas de fio 24 AWG sobre um um ferrite serve perfeitamente.

o circuito aceita entrada de até 35 volts na entrada e fornece 5 volts regulados com 3 Ampères, se o dispositivo a ser alimentado for do tipo papão de energia, um dissipador de calor deve ser providenciado. 

As recomendações de observação de polaridade de diodos e capacitores eletrolíticos podem ser chatas, mas é necessário, senão podem passar em branco e o circuito não funcionar.

No mais, o circuito completo é mostrado na imagem abaixo, o circuito é simples, e com certeza, até leigos em eletrônica terão facilidade em executar a montagem, afinal, são poucos os componentes para executar uma função tão nobre.

Na imagem acima, há um arranjo para levar a tensão de saída para 4.9 volts, no caso, 1K em série com 470 Ohms, foi esse o valor obtido no lugar do resistor de 220 Ohms, sendo que R3 foi retirado do circuito, e os dois resistores em série ficou no lugar de R2.

D2 foi indicado no esquema como 1N4001, com a modificação a corrente também aumenta e o diodo deveria ser um do tipo Schottky para 5 Ampères, mas são difíceis de serem encontrados, então um diodo retificador comum que suporte pelo menos 5 ampères serve.

Desconsidere o visual e as trilhas da placa de circuito impresso, aproveitei para servir de base para o LM 2956S, só isso.

O ajuste de tensão foi feito colocando um trimpot, ajustando para a tensão desejada e medindo a resistência encontrada no ajuste, e finalmente, colocando um resistor fixo no lugar do trimpot, assim ninguém mexe e nem o ajuste do trimpot é alterado acidentalmente.

Como se vê, só seguir esquemas sem conhecimento pode trazer a resultados um pouco diferentes do esperado, na versão do esquema, a saída é de 3.6 volts, já mantém a carga da bateria do celular, mas demora muito e recarregar, já com a modificação a tensão de saída é de 4.9 volts.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.