Campainha Sem Fios (PRJ)

Quem nunca pensou em montar uma campainha sem fios? Na verdade, não é tanto por luxo, às vezes até por necessidade, por isso, esse projeto é direcionado aos montadores nível iniciante, levando em conta que envolve rádio frequência.

O problema é que os circuitos que são apresentados e disponíveis na internet exigem componentes caros e muitas vezes difíceis de encontrar, mas existe uma alternativa bem barata e utilizando componentes comuns e que estão ao alcance de todos.

Utilizando um par de módulos de RF de 433 MHz, um circuito integrado, dois transistores e alguns componentes adicionais é possível executar a montagem de uma campainha sem fio com alcance mais ou menos de 30 metros, distância suficiente para maioria das necessidades.

O circuito que proponho inicialmente é o transmissor, esse circuito é composto por um módulo MX-05V, esse módulo de RF funciona de 3,5 a 12 volts, é bom citar que o alcance da transmissão depende da tensão de alimentação, o módulo MX-05V é o que foi usado nesse projeto, mas nada impede que módulos similares sejam utilizados, mas sempre observe a pinagem de ligação.

O transmissor fica na condição de espera, onde um circuito integrado do tipo 555 está configurado como oscilador, mas só quando for pressionada SW1 é que um tom será gerado e aplicado na entrada do módulo transmissor.

Para funcionar como descrito, a chave SW1 deve ser do tipo normalmente aberta, é uma chave miniatura de pressão do tipo normalmente aberta.

O tom gerado com os componentes sugeridos está em torno de 600 hertz e pode ser alterado para outra frequência qualquer, o conjunto C2, R4 e R3 são responsáveis pelo tom gerado, eu prefiro deixar em um tom audível assim posso monitorar o tom gerado sem osciloscópio e nem frequêncímentro, nesse caso eu uso um amplificador de áudio comum.

Além disso, o tom gerado não é o tom que será emitido pelo circuito de recepção, veja a simplicidade do transmissor no esquema abaixo.

ibytes_trasm_campanhia

O receptor tem como componente o módulo MX-FS-03V, o circuito completo é alimentado por 6 volts, é preciso lembrar que o módulo de RF MX-FS-03V não pode ter alimentação maior do que 5 volts.

O estágio do oscilador funciona com 6 volts e a tensão para o módulo é reduzida colocando dois diodos do tipo 1N4001 em série.

O tom gerado no transmissor altera o nível de tensão na saída do módulo receptor, e é aproveitada a alteração para polarizar a base do transistor BC 547, uma vez que a base do BC 547 esteja positiva, o oscilador emite um tom contínuo no alto falante.

Para obter um bom rendimento convém usar uma alto falante grande, mas não tão grande que prejudique a miniaturização do projeto.

O tom gerado pelo circuito receptor depende do ajuste em VR1, de R1 e de C3, acredito que os demais componentes dispensam qualquer apresentação.

Sempre lembrando que em todo o circuito que utiliza componentes polarizados a posição dos componentes deve ser rigorosamente observada sob pena de não funcionar e ainda danificar os componentes utilizados na montagem fracassada.

Para saber se o transmissor está transmitindo e o receptor está recebendo a transmissão convém pressionar a chave SW1 do transmissor em manter pressionada e ajustar o VR1 no receptor.

Na verdade, esse é o único ajuste, mas para fazer os ajustes e testes de alcance é recomendável usar uma bancada e modificar os componentes de acordo com o gosto de cada um, lembrando que quanto mais chato for o tom gerado pela campainha, mais fácil de ser notada.

O esquema da parte de recepção é mostrada na imagem abaixo.

ibytes_receptor_campanhia

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.