O circuito sugerido pode alimentar dispositivos de até 1 Ampère, mas a alimentação só acontece quando houver a incidência de luz sobre Q1, que pode ser um fototransistor do tipo TIL78 ou equivalente.
Existem diversas aplicações para um circuito com a função de ligar enquanto o sensor recebe luz e desligar quando a luz deixa de iluminar o sensor.
Uma das sugestões é colocar um relê de acordo com a alimentação e esse relê acionar as luzes de uma casa deixando a impressão de que na casa existem pessoas, obviamente que se saírem todos de casa.
Há muitos anos utilizei por muito tempo um circuito com a mesma função para ligar um toca fitas e assim eu me acordava escutando minha música preferida, mas a imaginação de cada um é o limite.
O grau de montagem desse circuito é hard fácil, até mesmo porque, no esquema deixo indicado o número dos terminais do componente principal do circuito, trata-se de um circuito integrado CD4011 da família CMOS.
Na saída, um transistor do tipo TIP 41A suporta corrente de até 1 Ampère, o circuito funciona com tensão de 3 a 18 volts, assim, qualquer aparelho alimentado por tensão de 3 a 18 volts pode ter o controle feito por esse circuito, respeitando-se a corrente suportada pelo TIP41A, para correntes de até 3 ampères pode ser usado um 2N3055.
O funcionamento é muito simples: quando a luz incide sobre o fototransistor, a resistência entre o coletor e o emissor do fototransistor cai para menos de 500 K ohms, tornando os pinos 1 e 2 do CI CD4011 em estado 1 (HI) e a saída dessa porta do CD4011 torna-se LO (negativa), portanto, trata-se de uma porta inversora.
Três portas são usadas como reforçadoras e na suas entradas é aplicada a saída da primeira porta, no caso, o pino 3 é a saída e deve ser ligado aos pinos 3, 6, 8, 9 12, 13, e a saída desse sinal reforçado são os pinos 4,10 e 11 do CI CD4011, que por sua vez, é aplicada na base de um transistor de potência.
Lembre-se de que nos pinos 3, 6, 8, 9 12, 13 foi aplicado um sinal LO (negativo) e na saída, nos pinos 4,10 e 11 o sinal é reforçado e em HI (positivo), e é esse sinal que polariza a base do transistor TIP41A.
O transistor de potência entrega através de seu emissor a tensão da fonte, menos 0,6 volts, que é a queda de tensão na junção de cada transistor.
Para correntes muito grandes e de tensão diferente da alimentação desse circuito, a utilização de um relê é recomendada, escolha um relê cuja bobina seja de acordo com a alimentação do circuito e com contatos capazes de suportar a carga pretendida.
Antes que me esqueça, o ajuste de sensibilidade é feito em VR1.